sábado, 13 de fevereiro de 2016

Marcas do bullying: a história de adultos vítimas de humilhações durante a vida escolar

Por
do DC



Marcas do bullying: a história de adultos vítimas de humilhações durante a vida escolar Júlio Cordeiro/Agencia RBS
Fábio Verçoza foi hostilizado pelos colegas de colégio por ser negro, pobre, gay e gordo
Foto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS
Fábio Verçoza, 51 anos, funcionário público e ex-Rei Momo do Carnaval de Porto Alegre, foi vítima de bullying durante os 11 anos em que estudou em uma das escolas mais tradicionais da cidade. Ganhou apelidos e foi hostilizado pelos colegas por ser negro, pobre, gay e gordo. 

Bullying é prática repetitiva de violência física e psicológica, que se caracteriza pela intimidação, humilhação ou discriminação entre pares – geralmente, crianças ou adolescentes que são colegas de escola ou convivem em outros ambientes. Na tentativa de combater o problema, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 13.185, que passou a vigorar na última semana. O Programa de Combate à Intimidação Sistemática tem o objetivo de capacitar docentes e áreas pedagógicas para prevenir o bullying, muitas vezes subestimado como uma simples brincadeira infantil. 

Além da história de Fábio, o especial Marcas do bullying também apresenta as lembranças e as reflexões da gerontóloga Gisele Varani, 51 anos, da pedagoga Tanusa Dresch, 31 anos, e do universitário Pedro Maffei Frasca, 21 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário