quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Instituições de Vila Verde “mexem-se” contra maus-tratos na infância

Fonte: Correio do Minho - Cávado

Até à próxima sexta-feira, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Verde e as Escolas do Concelho de Vila Verde, com a colaboração do Município de Vila Verde, estão a promover, actividades no âmbito da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. As diversas actividades propostas visam a promoção de competências sociais adequadas e de uma cultura de responsabilidade social partilhada, sensibilizando a comunidade educativa para esta problemática.

No âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos, proposta da Comissão Nacional da Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens normalmente celebrado em Abril, as escolas de Vila Verde propuseram-se a desenvolver as suas actividades durante este mês de Fevereiro. Pretendia-se que as escolas desenvolvessem iniciativas diversas, que acabaram por superar as expectativas.


Todas as escolas do concelho aderiram ao desafio (ESVV, AEPrado, AEVilaVerde, EPATV e AEMoure/Ribeira do Neiva), propondo actividades independentes ou com a colaboração ou envolvimento de instituições e projectos diversos com contributos sobre esta matéria. 
A CPCJ de Vila Verde tem vindo a reforçar a importância do envolvimento destes grupos etários na busca por um mundo menos violento em que eles próprios se percebam como agentes de transformação, tanto dentro quanto fora da escola.


A CPCJ assinala estas iniciativas oferecendo caixas de ‘Correio anti-bullying’ às escolas do concelho, com a inscrição ‘Se foste ou viste alguém ser vítima de bullying, descreve onde, quando, quem e o que aconteceu. Não hesites: pede ajuda!’.

Do programa, que já arrancou no passado dia 11, destaque para as sessões e palestras sobre diversas temáticas relacionadas com os maus-tratos na infância e a construção de um laço azul. Para sexta-feira, está marcado pra as 10.10 horas a marcha ‘Stop Bullying’, no Agrupamento de Escolas de Vila Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário