sexta-feira, 12 de maio de 2017

Sofrer ou praticar bullying na infância pode trazer problemas de saúde na fase adulta

O NORTÃO

De acordo com o estudo, o bullying pode levar ao desenvolvimento de problemas comportamentais e aumentar fatores de risco para doenças cardiovasculares.



bullying é prejudicial para a saúde tanto de quem pratica quanto de quem sofre, mostra estudo publicado na Psychological Science. De acordo com o estudo, o bullying pode levar ao desenvolvimento de problemas comportamentais e aumentar fatores de risco para doenças cardiovasculares.
 Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, rastrearam mais de 300 homens da primeira série até o início dos 30 anos para mostrar que ser vítima de bullying ou praticá-lo estava ligado a resultados negativos na idade adulta.
O estudo longitudinal envolveu meninos matriculados na primeira série de escolas públicas em 1987 e 1988. Mais da metade dos alunos eram negros e suas famílias recebiam assistência financeira do governo.
Com base em entrevistas após 20 anos de follow-up, os pesquisadores descobriram que os agressores eram mais propensos ao consumo de tabaco e maconha, além de personalidade mais agressiva, hostil e ter passado por situações estressantes quando comparados com as vítimas. Essas, por sua vez, tiveram mais problemas financeiros, se sentiram mais injustamente tratados por outros e foram menos otimistas sobre o seu futuro.
Os resultados mostram que os papéis de agressor e de vítima pareciam continuar até a idade adulta, no entanto, ambos os grupos de homens tiveram impactos negativos na saúde, como fatores de risco para doenças cardiovasculares e outras doenças que podem ser fatais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário