quarta-feira, 10 de maio de 2017

Diferentes formas de violência são tema da Semana de Museus em Natal

Por Beatriz Vital, G1 RN

Violência contra mulheres, racismo, bullying e desrespeito ao meio ambiente são alguns dos temas debatidos no evento do Museu Câmara Cascudo. Semana acontece do dia 16 ao 20.

A partir da próxima terça-feira (16) até o sábado (20), o Museu Câmara Cascudo, em Natal, realiza a edição deste ano da Semana de Museus. Com exposições, visitas mediadas, palestras, debates, oficinas, cinema, teatro e uma programação especial para o público infanto-juvenil, o evento terá como tema as diferentes formas de violência que afetam a sociedade.

“Trata-se, portanto, de uma excelente oportunidade para descobrir que o Museu Câmara Cascudo não é apenas um lugar que conserva coisas antigas, vestígios do passado: ele é também um espaço dinâmico e engajado, que se afirma no presente e dialoga com a contemporaneidade, contribuindo para uma transformação positiva da sociedade”, afirma o diretor do museu, Everardo Ramos.

Toda a programação é gratuita. Confira a programação completa na página do evento.

Exposições, peças e 'mapa gigante'

O sistema penitenciário do Rio Grande do Norte é um dos temas mais presentes entre as atividades da Semana. O destaque é a exposição de fotos ‘Póstumos: arqueologia do descaso’, de Numo Rama. A instalação preparada para o evento reúne os registros fotográficos, feitos na Penitenciária João Chaves, conhecida como ‘Caldeirão do Diabo, no ano em que foi desativada, 2006.

A série se propõe a retratar os detentos de forma mais próxima, associando as fotografias a elementos que levariam à violência na atual conjuntura, em particular na região Nordeste, revelando “arqueologicamente” o descaso a que é submetida a população carcerária. Nos últimos anos, Rama tem trabalhado com temas socialmente engajados cada vez mais distanciados do simples documentário.

O racismo e a desigualdade racial também serão abordados no evento. Partindo de uma pesquisa histórica de textos, músicas, matérias de jornal e da vivência dos próprios envolvidos na composição do espetáculo, o projeto teatral ‘Debaixo da Pele’ debate o papel do negro na sociedade e faz uma retrospectiva de seu percurso, desde sua chegada ao Brasil até os dias atuais.

Na programação infanto-juvenil, temas sérios como o bullying nas escolas e a violência contra o meio ambiente serão tratados de maneira divertida em exibições de vídeos, jogos teatrais e oficinas de criação de mamulengos, que são um tipo de fantoche tipicamente nordestino usado no teatro de bonecos.

A violência nas escolas e contra as mulheres, mapeadas pelo projeto De Fora Adentro, serão mostradas em um mapa gigante, que será aberto ao público no dia 18. O laboratório colaborativo ‘A Cidade e seus Sentidos’ inclui também rodas de conversa e processos colaborativos com a participação de instituições e coletivos parceiros.

Serviço

Evento: 17ª Semana de Museus
Local: Museu Câmara Cascudo
Endereço: Av. Hermes da Fonseca, nº 1.398 - Tirol - Natal/RN
Entrada: R$ 0
Horário: consulte a programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário