quarta-feira, 10 de maio de 2017

Bullying na infância pode trazer problemas de saúde na idade adulta

NOTÍCIAS AO MINUTO


Estudo revela que tanto ser alvo de bulliyng como praticar este tipo de comportamento ameaçador e violento tem implicações negativas na saúde a longo prazo.


POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

Um recente estudo publicado na revista Association for Psychological Science revela que o bullying durante a infância pode ser responsável pelo aparecimento de problemas de saúde na idade adulta.

Levado a cabo pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, o estudo sugere que este impacto nocivo é notório tanto nas crianças que foram alvo de bullying, como naquelas que praticaram este tipo de maus-tratos físicos ou emocionais ou comportamentos ameaçadores junto de outras.

Para a investigação, conta o The Independent, participaram mais de perto de 500 homens desde o primeiro ano de escolaridade (com entrada entre os cinco e os sete anos) até completarem os 30 anos, sendo que apenas 300 participaram na fase final. O comportamento em cada uma das fases da vida destes últimos participantes, os hábitos que foram adquirindo ao longo dos anos e o estado da saúde foram alvo de análise por parte dos cientistas.
Depois de cruzarem todos os dados, de terem detetado os homens cujo bullying fez parte da infância e, assim, de terem separado aqueles que foram alvo de bullying daqueles que praticaram bullying, os cientistas notaram que os ‘mauzões’, ou seja, os que eram violentos a nível físico e psicológico na infância, apresentavam uma maior probabilidade de fumar tabaco e/ou marijuana, de viver sob stress e de serem agressivos e hostis com outras pessoas.
Já os homens que foram alvo de bullying quando eram crianças apresentavam, já na casa dos 30 anos, dificuldades financeiras, menos otimismo e sentiam que eram tratados injustamente pelas outras pessoas.
Para os cientistas, tanto as vítimas como os responsáveis pelo bullying apresentavam altos níveis de stress, uma condição que – como revelam outros estudos - é capaz de aumentar os marcadores e processos inflamatórios no organismo, enfraquecer a saúde cardíaca e desencadear problemas mentais, como o declínio cognitivo.
estudo relacionou diretamente a presença de bullying na infância com um maior risco de ataque cardíaco, derrame e pressão sanguínea elevada na idade adulta, contudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário