sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PPV promove mostra e entrega de certificados do curso Rio Grande Antibullying

Curso capacitou os professores sobre como lidar de forma objetiva com o bullying

Professores da rede municipal e estadual de ensino engajados na luta antibullying nas escolas do Município receberam, na tarde desta quinta-feira, 10, o certificado de conclusão do curso de formação “Rio Grande Antibullying”, realizado pelo Programa de Prevenção à Violência (PPV) da cidade do Rio Grande. O curso capacitou os professores para saberem lidar de forma objetiva com o bullying, além de estimular a prática de projetos relacionados ao tema na sala de aula.

Durante o dia de ontem, no auditório do Hospital Universitário, para encerrar a programação do curso, houve a 1ª Mostra de Boas Práticas, oportunidade na qual os professores puderam expôr os trabalhos antibullying desenvolvidos ao longo do curso e aplicados em suas respectivas escolas. Logo após, o ato simbólico de formatura, na qual os 48 professores receberam o certificado de conclusão.

Participaram do ato a promotora da Infância e Juventude, dra. Luciara Robe Pereira, representando o Ministério Público, a psicóloga Cláudia Degani Aguiar, representando a SMS e o PPV, a supervisora pedagógica da Smec, Santa Diamantina Ramos, representando o secretário Claudio Omar Nunes, a coordenadora pedagógica da 18ª CRE, Jussara Botelho Franco, representando a titular Neila Gonçalves, o tenente Rafael Quadros, representando o 6º BPM, além do corpo docente do curso, da comissão organizadora e de professores participantes.

Na ocasião, a promotora Luciara Robe Pereira parabenizou as entidades organizadoras pela realização do curso e lembrou que a relação entre o Ministério Público e as escolas tem sido cada vez mais próxima pelo trabalho de parceria que se estabeleceu. A promotora também disse que já vem sentindo resultados positivos na forma com que escolas têm lidado com a questão do bullying a partir do trabalho que já vem sendo realizado.

Para a psicóloga Claudia Degani Aguiar, o bullying é um problema de saúde pública que afeta o indivíduo não só no seu rendimento escolar, como também na sua vida profissional. “Aqui no curso, nós ultrapassamos a questão do próprio bullying e passamos a desenvolver a ideia da educação para a paz, ou seja, a educação da não-violência, e os frutos já estão surgindo, como podemos perceber através dos trabalhos que foram expostos aqui”, comemorou Cláudia.

A elaboração e a execução do curso foram de uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Fonte: Jornal Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário