sexta-feira, 11 de novembro de 2011

30ª Feira do Livro de Brasília


Sustentabilidade - a leitura no desenvolvimento humano e social

Democratização do acesso e valorização da leitura, fomento à leitura e à formação de mediadores e incremento do mercado livreiro - em concordância com os quatro eixos do PNLL (Plano Nacional do Livro e da Leitura).

Consolidada com um dos mais importantes eventos culturais e, certamente, o mais expressivo encontro entre os apaixonados por literatura da Capital, a Feira do Livro de Brasília, a segunda mais antiga do Brasil, chega a sua 30ª Edição com uma programação extensa e diversificada distribuída em 10 dias com mais de 120 horas de oficinas, bate-papos, palestras, eventos culturais, convidativos espaços para troca de experiência, livros e de convivência, além de exposições. Esta 30º Ed. da Feira tem como patrona a escritora Dad Squarisi, por sua trajetória e rica contribuição e dedicação à literatura em nosso país.

Para as Palestras e Bate-Papos, a curadora, Íris Borges, convidou renomados e consagrados autores brasileiros como Marina Colasanti (vencedora do Prêmio Jabuti/2011 na categoria juvenil com Antes de Virar Gigante e Outras Histórias (Ed. Ática)), Bartolomeu Campos de Queirós, Carlos Maltz, Laura Muller, Lucília Garcez, Nicolas Behr, Margarida Patriota, Ilan Brenman, Tino Freitas além de importantes nomes da literatura internacional como Boniface Ofogo, da República dos Camarões, Yoram Meltzer, de Israel, Kangni Alem e Philippe Davaine, da França, Álamo Oliveira e Cristina Taquelim de Portugal, Joe Hayes, dos EUA, Wellington Cucurto e Cristian de Nápoli da Argentina e Elias Serra Martínez e Ofélia Bolivar da Espanha. Estes encontros reservam descontraídos bate-papos na busca de revelar e descobrir diferentes processos criativos além de discutir políticas públicas de fomento a produção literária e a leitura.

As oficinas são criativos e instigantes convites a todos, bem como a estudantes e professores, que buscam a apreciação de processos de construção literária além de construir maior intimidade com a arte da literatura. Os temas das oficinas são variados e trazem contação de histórias, enfrentamento do Bullying, jogos teatrais, criação de ilustrações para livros infantis e gastronomia, com chefes de cozinha e autores de livros de gastronomia. As oficinas são todas gratuitas com vagas para até 50 pessoas, cada, e serão preenchidas por ordem de chegada.

Leitura na Maturidade, espaço especialmente criado e coordenado pela Biblioteca Demonstrativa de Brasília para atender um público bastante especial apresentando atividades que estimulam a leitura na melhor idade, em ambientes que promovem a socialização, o aprendizado e troca de experiências.

Teatro, música, dança, manifestações culturais e divertidas contações de histórias estarão presentes na Arena Cultural. Um espaço livre para seduzir e convidar ao rico universo da literatura o público infanto-juvenil, com mais de 50 horas de programação.

Exposições apresentando a versatilidade e riqueza, atual e histórica, dos livros e da literatura brasileira estarão lá para que todos possam conhecer e passear pela história. Fotos dos objetos achados dentro dos livros doados sob a curadoria do Instituto Casa do Saber; Livretos com material reciclável da Escola INDI - Instituto Nacional Desenvolvimento infantil; Capas dos diários oficiais da Imprensa Nacional; e Cordel montada pela Biblioteca Demostrativa.

A literatura de Brasília estará bem representada com a presença de autores da Casa de Autores e da Academia Taguatinguense, com suas obras e participações em palestras, oficinas, espetáculo e bate-papos. Instituições como o Sindicato dos Escritores e a Academia de Letras do Brasil também participarão de diversas atividades.

Sustentabilidade é o tema e o carro chefe desta Edição da Feira, que terá palestras e oficinas com este enfoque. Destaque para a participação dos escritores do Instituto Eloisa Cartonera, da Argentina, que trabalha com catadores de materiais recicláveis. O Instituto argentino vai ministrar oficinas e realizar um sarau poético. Eles também publicarão um livro com poemas de autores de Brasília e da Argentina, que será lançado na Feira.

Mais informações e programação completa: www.feiradolivrodebrasilia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário