quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Biblioteca Ivone de Menezes realiza palestras sobre bullying

A Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), realiza, durante todo o mês de novembro, o projeto ‘As várias faces da violência’. Promovido em parceria com a Escola Estadual Francisco Portugal, o projeto consiste na realização de diversas atividades, tais como palestras, dinâmicas e contação de histórias, que buscam alertar crianças e adolescentes sobre o que é bullying, quais são suas conseqüências e como evitá-lo.
 
“Esse é um projeto piloto, inédito na Biblioteca Ivone de Menezes. Ele surgiu a partir da procura da Escola Francisco Portugal por parceria para tratar do tema ‘bullying’ com seus alunos. Assim, como a escola e a biblioteca já tem uma relação de longa data, não poderíamos deixar de contribuir e de dar o suporte necessário a um projeto tão válido como esse. O nosso desejo ainda é de estendê-lo para o próximo ano,  trabalhando não só com outras escolas, mas também com toda a comunidade”, comenta Maria José, diretora da biblioteca.
 
Iniciado no dia 1º de novembro, o projeto “As várias faces da violência” segue durante todas as terças-feiras do mês de novembro, atendendo turmas do 1º ao 6º ano do ensino fundamental e também jovens com necessidades especiais. O cronograma de atividades começa com uma oração pela paz e com dinâmicas acerca das diferenças e semelhanças entre as pessoas. Logo em seguida, o Tenente da Policia Militar Tiago Lemos inicia uma palestra explicando às crianças, através de vídeos e outras ferramentas, o que é bullying, cyberbullying e como isso pode afetar vidas inteiras.
 
“É um pouco complicado falar à crianças nessa idade, de 10 à 14 anos, até porque elas são bastante inquietas e ariscas. Mas o lado bom é que também são muito curiosas e participativas. A gente percebe que elas sabem sobre o que nós falamos e,  inclusive, que muitas delas passam por situações de bullying sem saber com quem conversar ou como falar sobre o que sofrem. Nosso objetivo aqui não é punir quem pratica o bullying, mas mostrar como isso machuca as pessoas e assim evitá-lo.  Cortando pela raiz a gênese de futuros crimes, a exemplo da discriminação racial”, explica o Ten. Tiago.
 
As crianças também ficam envolvidas com o tema. Fazem inúmeras perguntas, falam sobre casos de bullying que já presenciaram, tiram dúvidas sobre o que não é bullying e, no final, ainda participam da ‘Hora do Conto’. Segundo a diretora da biblioteca, a culminância do projeto acontecerá no dia 13 de dezembro, quando as crianças poderão mostrar, através de música, poesia e apresentações teatrais, o que aprenderam durante as palestras. Mas, para a estudante Beatriz Rabelo, de 11 anos, a informação já foi compreendida desde já “Eu já sei agora que discriminar alguém é bullying e que isso é errado. As pessoas são bonitas porque são diferentes. Agora,  quando eu vir alguém praticando bullying, vou dizer para não fazer”.
 
A Biblioteca
                                                                                                                          
A Biblioteca Municipal Ivone de Menezes está localizada na praça Major Edeltrudes Teles, s/n, conjunto Augusto Franco, no bairro Farolândia. O horário de funcionamento da instituição é de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. Mais informações sobre a biblioteca ou sobre o projeto “As várias faces da violência” podem ser obtidas através do telefone: (79) 3179-6411.
 
Ascom Funcaju
 
Fonte: Plenário a Notícia Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário