terça-feira, 29 de novembro de 2011

Em Criciúma, educadores discutem Projeto de Lei sobre bullying

Criciúma - Durante a tarde de segunda-feira (28), representantes de escolas particulares, Gerência Regional de Educação (Gered) e a vereadora Tati Teixeira (PSD), discutiram ações relacionadas ao bullying.

“Pretendemos envolver a universidade, Vara da Infância e junto do Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, construir um Projeto de Lei que antenda, vítimas e agressores, minimizando os problemas relacionados ao tema”, afirma Tati.

Segundo a parlamentar há necessidade de montar uma dinâmica com professores para que eles identifiquem quem sofre e quem pratica bullying; construir uma rede de antedimento, incluindo os pais, agindo no problema, mas também, preventivamente. “É grande o relato de casos nas escolas. Precisamos promover palestras, teatro, discutir o problema com educadores, alunos, pais e sociedade de um modo geral afim de amenizarmos os traumas futuros dessa geração”, considera a vereadora.

A Plan Brasil realizou em 2009 a pesquisa “Bullying no Ambiente Escolar”, um levantamento de dados inéditos que permitiu conhecer as situações de maus tratos nas relações entre estudantes de escolas públicas e particulares em cinco regiões do País. Participaram do estudo 5.168 alunos que responderam ao questionário.

Os dados revelaram que, quanto mais frequentes os atos repetitivos de maus tratos contra um determinado aluno, mais longo é o período de duração da manifestação dessa violência. Essa constatação, segundo os pesquisadores, demonstra que a repetição das ações de bullying fortalece a iniciativa dos agressores e reduz as possibilidades de defesa das vítimas, indicando ser essencial uma ágil identificação dessas ações e imediata reação de contenção.

Segundo o questionário, 70% da amostra de estudantes responderam ter presenciado cenas de agressões entre colegas, enquanto 30% deles declararam ter vivenciado ao menos uma situação.

Daniela Niero

Fonte: Rádio Crisciúma

Nenhum comentário:

Postar um comentário