quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Rodrigo Jucá visita escolas e busca informações para apresentar PL sobre o Bullying



O deputado estadual Rodrigo Jucá (PMDB) está realizando durante esta semana visitas em escolas públicas estaduais para verificar como anda a situação em torno da violência entre estudantes nas instituições de ensino, conhecido como Bullying. Na ocasião o parlamentar também está divulgando o Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), de sua autoria, que autoriza o Poder Executivo Estadual a criar o Programa de Combate ao Bullying nas escolas públicas e privadas de Roraima.
A vereadora Lurdes Pinheiro (PSB), que também teve um projeto semelhante aprovado na Câmara dos Vereadores e sancionado pelo Executivo Municipal, está participando das visitas com o deputado.
Na tarde desta segunda-feira (8), os dois parlamentares estiveram nas escolas estaduais Ana Libória e Princesa Isabel, onde debateram a problemática com as equipes pedagógicas das instituições. Eles também pretendem visitar a escola estadual Pedro Elias, o Juizado da Infância e Juventude e o Conselho Tutelar de Boa Vista.

“É fundamental que ouçamos a população e verifiquemos o que ela mais necessita. E tratar sobre o Bullying requer que saiamos da Casa Legislativa e busquemos o conhecimento por meio desses profissionais que infelizmente vivem essa triste realidade”, comenta o deputado Rodrigo.

O parlamentar destaca ainda como importante a parceria que firmou com a vereadora Lurdes Pinheiro, já que ela também tem um PL semelhante aprovado e sancionado em âmbito municipal. “Queremos encontrar meios para que consigamos acabar com esse problema. Depois que encerrarmos esse círculo de visitas pretendo apresentar à Mesa Diretora da Assembleia um requerimento para a realização de uma audiência pública para tratar sobre o assunto”, informa o parlamentar.

A gestora da escola Ana Libória, Rosália de Sá Correa, confirmou que o problema envolvendo o Bullying acontece constantemente na instituição de ensino, porém a direção do local está realizando uma série de ações para evitar que o problema continue acontecendo. “O Bullying infelizmente é uma realidade das escolas públicas e aqui no Ana Libória não poderia ser diferente. Confesso que essa problemática era bastante acentuada, mas graças aos nossos esforços estamos conseguindo controlar a violência entre os alunos, por meio de reuniões, palestras e acompanhamento psicológico com a classe estudantil e até mesmo com as suas famílias”, explica.

Para a educadora, o PL do deputado Rodrigo Jucá vai contribuir para que a paz aconteça entre estudantes dentro e fora das escolas. “É um Projeto que chegou em boa hora e estamos torcendo para que seja aprovado na Assembleia. Idéias como essa devem ser colocadas em prática, pois vai beneficiar uma sociedade de modo geral”, enfatiza.
 
A vereadora Lurdes Pinheiro destaca a participação da sociedade, em especial a classe educacional, na elaboração de um PL, sendo importante para o enriquecimento do mesmo.

“Vale ressaltar que a participação popular na elaboração de um Projeto de Lei só vem a contribuir, principalmente quando se trata de professores e demais profissionais de educação que conhecem de perto a realidade de uma escola. E para que busquemos subsídios é necessário que contemos com essa ajuda”, destaca a vereadora.

Bullying
O Bullying é um termo que não tem tradução para o português, mas é a definição da prática de maus tratos, opressão, humilhação e agressões entre jovens e crianças, que pode gerar em muitos casos verdadeiras tragédias.
 
Presente em geral no ambiente escolar, o Bullying é um problema que já atinge 45% dos estudantes de ensino fundamental no Brasil, e ainda assim é pouco comentado e discutido, motivo pelo qual não se tem indicadores que forneçam uma visão global para uma comparação com os demais países.

Fonte: BV News de Roraima

Nenhum comentário:

Postar um comentário