terça-feira, 23 de agosto de 2011

Uneb promove mostra de filme sobre bullying

Salvador - Um aluno exemplar é humilhado por um colega e ameaça explodir o prédio de aulas de sua escola com uma falsa bomba.

Esse caso de bullying – violência verbal ou física praticada em ambiente escolar – é retratado no filme Bang, bang! Você morreu (1999), dirigido por Guy Ferland.

O longa-metragem, que tem como protagonista o ator Bem Foster, será exibido em sessão gratuita no próximo dia 25, às 14h, no Auditório Jurandyr Oliveira, Campus I da UNEB, em Salvador.

A iniciativa integra a II Mostra de Filmes, promovida pelo Grupo de Estudos em Psicanálise, Educação e Representações Sociais (Gepe-rs), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da universidade.

A mostra − voltada para professores do ensino fundamental e médio e para estudantes universitários − contará ainda com debates sobre a temática, para os quais estão convidados a professora Telma Brito, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e o psicólogo Antônio José Tavares Lima.

Os interessados devem solicitar inscrição pelo e-mail mostradefilmesgepers@hotmail.com. Há ainda a opção de realizar inscrição presencialmente, até 30 minutos antes do início das atividades.

O bullying é um problema mundial bastante discutido na atualidade, principalmente na educação. Trata-se de agressões verbais e físicas, intencionais e repetitivas, oriundas das relações interpessoais. São protagonizadas por um ou mais agressores e ocorrem sem motivos aparentes. O objetivo, geralmente, é intimidar a vítima, causando dor e angústia, e estabelecendo uma relação desigual de força e poder. 

Fonte: Jornal da Mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário