sábado, 20 de agosto de 2011

Contribuições e reflexões no III Fórum Municipal de Prevenção à Violência Escolar

Está acontecendo, durante todo dia de hoje, a terceira edição do Fórum Municipal de Prevenção à Violência Escolar, no auditório Bordô do Unilasalle. As discussões abordam as “Boas Práticas de Prevenção à Violência nas Escolas de Canoas” e tiveram início na solenidade de abertura, com a participação dos secretários de Educação, Paulo Ritter, e de Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, do coordenador da Juventude, Diogo Bittencourt, do diretor da Guarda Municipal, Luis Carlos de Bortoli, sob a mediação do coordenador da Política Municipal de Prevenção à Violência nas Escolas.

O caráter dialógico do Fórum, que busca promover debates e reflexões sobre as políticas articuladas de prevenção à violência, foi destacado pelo titular da SMSPC. Para Pazinato, é necessário um sistema articulado de ações que se propõem a garantir a segurança – e a segurança dos direitos -, e a diminuir a insegurança. “Que se possa não apenas refletir, mas sugerir e colaborar com as políticas públicas com foco na prevenção à violência escolar e na cultura de paz”, convocou. De acordo com o secretário de Educação, Paulo Ritter, o Fórum sedia um debate fundamental, que inclui o trabalho em parceria das Secretarias de Educação e Segurança Pública, e que tem base em uma concepção de mundo, com o respeito fundamental aos direitos humanos. “A educação integral, com meta de atingir seis mil vagas, o uniforme escolar, que significa igualdade e segurança, e a Ronda Escolar, articuladas às demais ações realizadas, são iniciativas que buscam uma efetiva cultura de paz nas escolas”, declarou Ritter.

O III Fórum de Prevenção à Violência Escolar faz parte da programação da 5ª Semana da Juventude, que tem levado à diversas escolas e espaços públicos atividades culturais e esportivas. Para o coordenador da Juventude, Diogo Bittencourt, projetos como a Agência da Boa Notícia, o Protejo e a Ronda Escolar, assim como demais ações transversais desta administração, buscam disseminar noções de cidadania, garantindo direitos e estreitando relações na comunidade. O presidente da Central Única de Favelas, a CUFA, Manoel Soares, participou virtualmente do evento, já que estava em outra atividade no Rio de Janeiro. Em vídeo, Manoel falou da importância de entender para tentar resolver a violência escolar, resgatando a origem das crianças, com problemas de diversas ordens em casa, e da necessidade de ensinar os jovens a lutar contra a violência. “Canoas é a cidade que está na crista da onda com estas ações que combinam segurança com cidadania”, concluiu ele, que foi representado pela mãe, Ivanete Soares.

Outras palestras e círculos de debate acontecerão no salão Bordô ao longo do dia. Serão apresentados ainda os resultados do ROVE, o Registro de Ocorrência de Situações de Violência, instrumento trabalhado pelo Observatório de Segurança Pública de Canoas, e o painel sobre Violência na Escola, com a professora Dra. Carolina Lisboa. Estão participando do III Fórum de Prevenção à Violência Escolar integrantes do Mulheres da Paz, CUFA, Protejo e Cipaves, além de alunos, professores e diretores das escolas da rede municipal e estadual de ensino.

Amanda Utzig Zulke 

Fonte: Prefeitura de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário