quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ronda Escolar terá cartilha em Criciúma

A fim de iniciar o segundo passo do projeto Ronda Escolar, a seção de instrução do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Criciúma está elaborando uma Cartilha, onde o policial militar visitará os oitavos e nonos anos das escolas da rede pública e privada da cidade. Segundo a PM, na primeira etapa do projeto, 93 escolas estão sendo visitadas pelos policiais que, com uma Guia de Ronda, coletam a assinatura de algum funcionário certificando a passagem dele pela instituição.

Após ser elaborada, a cartilha será apresentada ao Conselho de Acompanhamento do projeto composto por doze diretores das escolas participantes, para adequá-la ao ensino fundamental. A cartilha tratará de assuntos relacionados à segurança escolar com recomendações e explicações sobre temas como bullying, trânsito, drogas, violência e vandalismo.

Na última etapa do projeto, programada para 2012, alunos dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio participarão de um debate mediado por um policial militar, onde os próprios alunos trarão temas de seu interesse para o debate e o policial servirá apenas como um facilitador, orientando o rumo do debate.

A partir da discussão, será aplicado um teste com as turmas. O grupo que marcar o maior número de pontos ganhará um prêmio que ainda será definido. Outra meta dos criadores do projeto da Ronda Escolar é a implantação de um Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) formado pelos jovens que já participaram do projeto. Eles seriam responsáveis por aplicar a cartilha aos oitavos e nonos anos.

Fonte: ClicaTribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário