terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cooperativismo e o Bullyng são temas de palestra para alunos de São Gabriel

A palestra será para os alunos do 4° e 5° ano

do Idest, Suzana Vanessa

A Escola Municipal Armelindo Tonon, em parceria com a Cooper Jovem, realizam nesta terça-feira (30), a partir das 13 horas, para os alunos do 4º e 5º ano, a 1ª ação desenvolvida no ato de cooperar com a comunidade de São Gabriel do Oeste.

O evento trabalhará os temas "A cooperação e o cooperativismo” e “Aprender e cooperar e preciso”, do Programa Cooper Jovem e, além disso, uma palestra sobre bulling ministrada pelo advogado Franklin Razac.

Filosofia

Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referencias fundamentais são participação democrática e solidariedade. Nesta primeira ação, os alunos do 4° e 5° ano, desenvolveram o ato de cooperar em doação de roupas e alimentos com a orientação do professor Valdemir Pinheiro, com o apoio da direção e coordenação da Escola Municipal Armelindo Tonon.

Bulling

A palestra sobre o Bullyng na escola ministrado pelo advogado Franklin Razac tem o objetivo de explicar para os alunos o que é, o que significa o termo e como ele acontece dentro das escolas.


Conheça um pouco sobre o Bullyng:

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo Bullying tem origem na palavra inglesa Bully, que significa valentão, brigão.

Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. É uma das formas de violência que mais cresce no mundo, o Bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho.

O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa, além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade.Em alguns casos extremos, o Bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
F(F

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário