quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Defensoria Pública vai ministrar palestras sobre drogas e bullying nesta quarta

O evento ocorrerá na Escola Papa João Paulo II, bairro Santa Maria

A Defensoria Pública do Estado, através do Núcleo da Criança e do Adolescente e do Centro Integrado de Atendimento Psicossocial (Ciaps) em parceria com a Associação dos Defensores Públicos de Sergipe (Adpese), estarão realizando nesta quarta-feira, 17, duas palestras sobre drogas, bullying nas escolas e outros temas.
A primeira palestra sobre bullying será realizada às 10 horas no colégio Atheneu Sergipense.  Às 15 horas a equipe composta por defensores públicos, psicólogos, assistentes sociais e estagiários do curso de psicologia estarão na Escola Papa João Paulo II, localizada na Rua A3 - S/N  - Bairro Santa Maria (próximo  a Delegacia), onde irão debater temas como bullying, drogas, família, Estatuto da Criança e do Adolescente, maus tratos e trabalho infantil.
O objetivo dessas palestras é informar às crianças e aos adolescentes quanto aos seus direitos preconizados na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como seus deveres, além de orientar e alertar quanto à prática de bullying e o uso de drogas lícitas e ilícitas. “Nossa expectativa é fazer com que as crianças e adolescentes conheçam seus direitos e deveres, bem como os profissionais que atuam em prol do bem-estar das mesmas”, disse a defensora pública Andreza Tavares.
As palestras fazem parte da programação da campanha nacional “Crianças e Adolescentes Primeiro – Defensores Públicos pelos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep).
Núcleo da Criança e Adolescente 
O Núcleo foi criado pela Defensoria Pública do Estado com o objetivo de prestar assistência à criança e ao adolescente no âmbito judicial e extrajudicial, promovendo a articulação entre a Defensoria Pública e os Conselhos Tutelares, entidades da administração direta e indireta, Ongs e fundações privadas que mantenham entre suas finalidades essenciais a defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Segundo a defensora pública Andreza Tavares, o Núcleo realiza visitas mensais às instituições de acolhimento, bem como instituições não governamentais, além de impetrar com ação civil pública. “Movemos uma ação civil pública que tem como objetivo obrigar o Estado a implantar, implementar e manter programas, ações e unidades de atenção exclusiva e específica à saúde de crianças e adolescentes para tratamento de dependência química – álcool e drogas – e tratamento de transtornos mentais, com especial atenção aos dependentes de crack em regime de internação hospitalar, na qual a liminar já fora deferida”, salientou.

Fonte: InfoNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário