domingo, 21 de agosto de 2011

Alagoas terá novo projeto de Policiamento Escolar

Com o objetivo de reforçar a segurança nas escolas, a Polícia Militar irá implementar na região metropolitana o Programa de Policiamento Escolar, que será executado com base no Ronda Cidadã. A apresentação do projeto ocorreu na quarta-feira (17) na Secretaria da Defesa Social (Seds) e contou com a presença da cúpula da Seds e da Polícia Militar (PM).

O projeto apresenta três propostas para o reforço no policiamento escolar, incluindo a parceria da PM com a Guarda Municipal para o atendimento das escolas públicas estaduais e municipais ou apenas a PM fazendo a segurança de todas as escolas ou somente as da rede estadual.
De acordo com o Comando do Batalhão Escolar, o policiamento feito pela PM para todas as unidades – estaduais e municipais – deve ser implementado para melhorar a segurança nas escolas, a fim de combater os casos de violência. Para isto, será necessário o aumento do efetivo do Batalhão de Polícia Escolar (BPesc) e do número de viaturas.

Pela proposta, a região metropolitana será dividida em quatro áreas com cinco quadras, perfazendo um total de 20 quadrantes. Cada quadrante, terá em média 12 escolas a serem policiadas por uma viatura equipada com rádio transmissor e celular. Atualmente, cada viatura do Bpesc é responsável pelo policiamento de 60 escolas.

Com o novo modelo, o policiamento será motorizado e funcionará no horário das 6h às 17hs e das 17 às 23hs, com atenção especial para o horário de entrada e saída de alunos. No total, a PM irá empregar no programa 20 guarnições com um efetivo de 148 policiais, que se revezarão no período diurno e noturno, além de duas guarnições com oficias de operação.

Segundo levantamento do Batalhão Escolar, foram identificadas 40 escolas que apresentaram maiores números de ocorrências e chamadas policiais, sendo 25 estaduais e 15 municipais. Também foram aplicados um questionário junto e feito um registro fotográfico dessas escolas.
Como fatores que interferem negativamente na segurança escolar estão a área de risco onde se encontra a escola, deficiência na estrutura física, falta de porteiros, vigilantes e de segurança eletrônica, postura da direção e dos professores, dentre outros.

“Iremos fazer todo o esforço possível para que o projeto seja colocado em prática o mais rápido possível, visando garantir uma maior policiamento nas escolas e garantir que a Policia Militar cumpra bem o seu papel de prestar segurança à população”, afirmou o secretário Dário Cesar.

por Agência Alagoas

Fotente: Aqui Acontece

Nenhum comentário:

Postar um comentário