sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Criação de um Disque-Bullying em Manaus divide opiniões

Manaus - Na última quarta-feira (24) o vereador Massami Miki apresentou à Câmara Municipal de Manaus uma indicação  para criar um Disque Bullying em Manaus. O assunto gerou algumas discussões quanto a sua eficiência dentro da sociedade. O Portal D24am foi até as ruas da cidade para saber da população se essa medida pode ou não ser uma solução para o problema.

A maioria das pessoas mostrou acreditar que essa é a melhor forma de combater esse tipo de violência, que pode ser tanto física quanto verbal. Há quem pense o contrário, e acredite que a situação está longe de ser resolvida com um 'disque-denúncias'. A principal curiosidade da população está em saber qual será a forma de atendimento adotada pelo sistema.

Por já ter sofrido com o bullying, o assistente de estoque Vitor Brasil (22) acha que a proposta é bem pensada, e, se realmente funcionar, pode ser uma solução. "Se for só mais um 190 ou mais um SOS, que a gente liga e nunca é atendido, vai ser apenas perda de tempo e dinheiro", destacou ele. O rapaz assume que não faria uso do Disque Bullying.

Preocupada com a situação dos futuros filhos, a estudante Milene Caroline Dhulinda, 18, também apóia a ideia. "A nossa obrigação é fazer com que os nossos filhos não passem pelo que nós passamos", destaca a moça que disse já ter sido alvo de brincadeiras de mau gosto, e usaria o recurso com certeza.

A estudante Rosa Marques (15) prefere acreditar que os casos de bullying só serão resolvidos quando as escolas colocarem em prática programas educacionais que realmente funcionem. "Para o bullying parar de verdade, é preciso que a escola eduque seus alunos para isso. Até agora eles estão fingindo que educam", declarou ela.

Para o industriário Robson da Cruz Furtado (22) a atitude "é uma briga no escuro". Assim como Vitor, ele teme que o Disque Bullying não funcione e siga o exemplo de outros atendimentos via telefone, que deixam a população insatisfeita.

Prestar serviços comunitários e responder processos na justiça foram algumas das sugestões de punição dadas pelos entrevistados.

Autor da proposta, o vereador Massami Miki declarou ter sido vítima da violência. Na opinião do parlamentar, essa ferramenta deve ser mais um mecanismo para combater esse problema na capital. Para ele, campanhas de conscientização precisam ser massificadas, especialmente, na rede municipal de educação, pois muitos atos de bullying ocorrem dentro das salas de aula e fora da visão dos adultos. Além disso, grande parte das vítimas não reage ou denuncia a agressão.

Fonte: D24horas AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário