sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Duque de Caxias: Ronda Escolar faz palestras de bullying e violência nas escolas

Alunos de duas escolas municipais do 1º e 2º distritos de Duque de Caxias participaram de palestras sobre “bullying” e violência, promovidas pela Guarda Municipal, através do programa Ronda Escolar. O trabalho foi realizado nas escolas Ricardo Augusto A. Viana, no bairro Olavo Bilac, e Manoel Reis, no bairro Campos Elíseos. O objetivo é sensibilizar os alunos sobre os problemas envolvendo drogas, agressões físicas e psicológicas nas unidades de ensino.

Para a agente Neuzeli Pereira, da Ronda Escolar, que fez palestra para alunos em Olavo Bilac, a melhor forma de chamar a atenção dos estudantes para o problema é conhecer a rotina e universo em que eles estão inseridos. “Muitas vezes, os problemas são originados em casa e o adolescente acaba buscando uma válvula de escape, tornando-se rebelde e contestador. Se não percebermos e trazê-lo para junto de nós, através de uma causa nobre, outros poderão levá-lo para um caminho sem retorno”, observou Neuzeli. Já a Escola Manoel Reis foi palco da palestra com o tema “bullying”, que pode causar problemas psicológicos irreversíveis nas crianças e adolescentes.

A expectativa é de que até o final de agosto o trabalho tenha atingido 10 escolas dos quatro distritos, envolvendo alunos com idades entre 13 e 16 anos, do 7º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Nas duas unidades visitadas, os alunos ouviram aos agentes, assistiram a vídeos sobre os temas e fizeram perguntas. Com estas ações os responsáveis pela Ronda Escolar esperam transmitir as informações aos estudantes mais agitados, que são considerados líderes de grupos e podem ser formadores de opinião. “Apesar da aparente rebeldia, eles estão em busca de uma oportunidade, embora não deixem transparecer. Temos de aproveitar o mínimo interesse deles e trazê-los para junto de nós”, alerta Neuzeli.

Para o secretário municipal de Segurança, Francisco Alves Fonseca Neto, o objetivo do trabalho é esclarecer os adolescentes de que podem estar sendo aliciados por criminosos. “Estamos agindo para manter nossos jovens na direção que os tornará cidadãos de bem, dignos e orgulhosos de suas escolas, seus bairros e suas cidades”, destacou o secretário.

Fonte: Site da Baixada

Nenhum comentário:

Postar um comentário