sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Umuarama: Psicologia leva palestra de ‘Bullying’ a professores de Goioerê

Causas, consequências e formas de amenizá-lo direcionaram o debate em escola da cidade

Distribuir conhecimento, levar informação e alertar sobre devidos cuidados com o Bullyng no meio educacional. Foi com esses objetivos que o professor do curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, Jorge Antonio Vieira, participou do encontro pedagógico do Colégio Estadual Polivalente, em Goioerê, onde ministrou uma palestra aos professores sobre o assunto.

“Na palestra debatemos a compreensão do que é esse fenômeno no meio escolar, as causas, como identificar o problema e as possíveis formas de prevenção e tratamento dentro das escolas” conta o professor, enfatizando o significado do problema. “O bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder”.

Vieira destacou que todo profissional da área da educação deve estar atento a essas mudanças de comportamento dos alunos. “O bullying escolar é a forma mais frequente desde fenômeno; os professores, que estão em contato diário com crianças e adolescentes, devem sempre buscar novas informações sobre o assunto”, afirma.

O caso também é tema do projeto de pesquisa “Trote Universitário e Bullyng”, desenvolvido pelo professor e a acadêmica do quarto ano de Psicologia, Thais Serafim dos Santos, integrante do Pebic (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica).

A palestra foi agendada pelo Prove (Programa de Valorização da Educação). “Fiquei feliz pelo convite, por poder dividir conhecimentos com um grupo de educadores que precisam do nosso apoio”, diz. O encontro pedagógico do Colégio Estadual Polivalente acontece semestralmente. Cerca de 80 professores participaram.

Fonte: UNIPAR - Universidade Paranaense

Nenhum comentário:

Postar um comentário