quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Montes-clarense de 16 anos se une a outros jovens para o combate da apatia juvenil em suas comunidades

ADRIANA QUEIROZ
Repórter

A montes-clarense Stefani Moreira Aquino Toledo, 16 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio, na escola estadual Professor Plínio Ribeiro, representou Montes Claros no I Fórum Juventude por Capacitação 2011, promovido pela organização juvenil React & Change e o Instituto Nordeste Cidadania, entre os dias 25 e 31 de julho em Fortaleza, Ceará.

- Esse fórum significou muito para todos que dele fizeram parte. Um fórum feito por jovens e para jovens. Jovens que acreditaram e venderam seus sonhos para 40 ativistas sociais, que não tiveram dúvidas da capacidade que a juventude tem de mudar e reagir no presente - conta Stefani.

Ela foi umas das selecionadas para se unir a outros jovens provenientes das regiões nordeste e sudeste do Brasil, para juntos criar a primeira plataforma de ativismo social brasileira através de ferramentas personalizadas como o empreendedorismo social, artes urbanas, advocacia e programas de capacitação.

Durante o fórum, os participantes puderam compreender melhor sobre a desigualdade de gênero e suas nuances como bullying, violência contra a mulher, desemprego, racismo, escravidão moderna e a intolerância social que ofuscam a capacidade de colaborar por um país avançado e pela melhoria da sociedade.

- Lá, nos foi apresentado uma programação calorosa e muito rica através de workshops, nos quais adquirimos conhecimentos sobre administração de projetos, captação de recursos, mídias sociais como plataforma de mudanças, lideranças e times, habilidade de apresentação e organização de campanhas com foco na juventude - diz.

O encontro contou com a presença de integrantes do Instituto Nordeste Cidadania, da rede NAMI, uma rede de artes urbanas que luta pelo combate criativo a violência contra a mulher e também redes de ativismo como a Geração MudaMundo/ASHOKA e MH2O que ofereceram momentos de discussões sobre temas sociais e palestras sobre empreeendorismo social.

- Durante a palestra da Geração MudaMundo, percebemos que podemos não só adquirir meios de empreendimentos sociais, mas também fortalecermos a cultura miscigenada de um mesmo povo, compartilhando experiências, aprendizado, sotaques e além disso, muitas ideias de uma geração que vive o presente. Não para fazer um mundo melhor, mas para fazer o melhor mundo - conta.

Para a montes-clarense, residente no bairro São Judas, a interação com os outros jovens do Sudeste e Nordeste foi além do que um simples encontro.

- Percebemos que um sentimento nos ligava porque todos nós somos apaixonados pelo que fazemos em nossas comunidades. Fazemos parte de um mesmo objetivo que é transformar o mundo e criar na sociedade, o tão esperado efeito cascata.

Durante o encontro os selecionados para o Fórum criaram projetos referentes aos temas Educação, Homofobia, Violência contra Mulher, apatia juvenil e bullying.

- No projeto em Montes Claros, vamos desenvolver uma campanha de conscientização contra a apatia juvenil na cidade.

Vamos direcionar esse grupo de jovens para juntos buscarmos um maior ativismo em nossa região norte-mineira - conta.

Enquanto isso, Stefani também estuda pra valer inglês, se prepara para o Programa Jovens Embaixadores - iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos que beneficia com uma viagem de três semanas nos EUA, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que prestam serviço voluntário, enfim, que são exemplos em sua comunidade.

E claro que, Stefani continua torcendo para que a juventude montes-clarense faça parte dessa primeira plataforma juvenil e que assim, o efeito cascata possa acontecer de forma simultânea.

Os interessados em se tornar ativistas sociais podem entrar em contato através do e-mail stefani_toledo@hotmail.com

Fonte: O Norte de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário