quinta-feira, 28 de março de 2013

Vídeo mostra briga dentro de escola estadual em Ribeirão Preto

Jornal A Cidade

ASSISTA AO VÍDEO - CLIQUE AQUI


Denúncia foi feita por uma mãe, que relata outros problema

Um vídeo de uma briga entre duas adolescentes, no banheiro, fez com que a mãe de uma aluna denunciasse, à EPTV, a violência e o tráfico de drogas na escola Jenny de Toledo Piza Schroeder, no bairro Presidente Dutra, na zona Norte de Ribeirão Preto.
“O aluno que vai para a escola estudar tem medo. Quem não quer estudar adora frequentar esta escola. A impressão que eu tenho é que a diretora não sabe de nada do que se passa lá”, diz a mulher, que pediu para não ser identificada.
O vídeo mostra seis minutos de briga entre duas alunas no banheiro. As colegas incentivavam uma a esmurrar a outra. Neste período ninguém apareceu para ver o que estava acontecendo no banheiro



“Não tem inspetor de aluno nesta escola? Ninguém ouviu a briga ou ficou sabendo? Se fosse uma escola rígida alguém teria ido ao banheiro para ver o que estava acontecendo”, diz a mãe.
Ela conta que raramente a Ronda Escolar comparece nas imediações da escola e que é comum os alunos serem ameaçados e roubados. “Tem um menino de dez anos que fica na porta da escola oferecendo drogas”, diz ela.
A mulher também denuncia que os alunos mais novos sofrem com a atitude dos mais velhos. Quem compra lanche na cantina não consegue comer porque é furtado.
O bullying é outro problema enfrentado pelos alunos. Aluna bonita é ameaçada se vai com o cabelo arrumado ou algum adereço especial. Já um aluno teve parte do cabelo queimado depois que os colegas colocaram fogo na cortina da sala de aula.
Esta não é a primeira vez que a escola é palco de violência. Em 2009, uma bomba explodiu no banheiro e um vaso sanitário foi destruído. No mesmo ano, um adolescente de 15 anos foi esfaqueado no pescoço e na cabeça por um colega, dentro da sala de aula. Este ano, três ladrões armados invadiram a escola e levaram as joias da diretora.
Outro lado
Em nota, a Diretoria Regional de Ensino informou que vai encaminhar uma equipe de supervisores para averiguar o ocorrido na escola estadual Professora Jenny Toledo Piza Schroeder. A nota informa ainda que a diretoria de ensino e a direção da escola não receberam nenhum tipo de reclamação relacionada ao caso.
O professor-mediador que atua na unidade também vai intensificar as ações de combate regular à violência com práticas voltadas à prevenção de conflitos no ambiente escolar. Entre as atribuições dos professores-mediadores estão a adoção de práticas restaurativas e de mediação. 
Quanto ao tráfico de drogas fora da escola alegado pela reportagem, a Secretaria da Educação conta com a parceria da Polícia Militar, por meio da Ronda Escolar, que atua no horário de aulas e na entrada e saída de alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário