sexta-feira, 22 de março de 2013

Workshops sobre Bullying e Sexualidade nas escolas de Rio Maior

POR 21 MARÇO 2013
INFO@LOCAL.PT
RIO MAIOR – A Câmara Municipal de Rio Maior, através do RM Jovem/Serviço de Juventude, está a realizar Workshops sobre Bullying e Sexualidade | Vida Afetiva em todas as Escolas do 3º ciclo, Ensino secundário e profissional da cidade.
As Escolas Secundária e Profissional já receberam o Workshop de Bullying, que em Abril irá até às Escolas “Marinhas do Sal” e “Fernando Casimiro
Na Escola Secundária, entre 19 de fevereiro e 8 de março, a iniciativa abrangeu 649 alunos e 23 docentes que consideraram a atividade muito útil. Consideraram, ainda, que deveriam existir mais iniciativas do género nas escolas e que deveriam, também, abranger faixas etárias mais baixas.
As conclusões foram obtidas através do tratamento de questionários de avaliação, distribuídos aos participantes no final de cada atividade.
Relativamente à avaliação feita pelos jovens à questão “Como avalias o que aprendeste hoje?”, a maioria dos alunos (439) considerou o workshop muito útil para o seu desenvolvimento e 139 consideraram útil. Estes resultados demonstram que os alunos estão interessados em debater temas que dizem respeito às suas vivências diárias.
Na sua avaliação, os professores consideraram os workshops muito úteis para a população alvo.
Alunos e professores foram questionados sobre outros temas que gostariam de ver abordados em futuros Workshops. Os alunos elegeram os temas da “violência doméstica” (294 alunos) e das “toxicodependências” (259 alunos) como os mais pertinentes, enquanto os professores sugeriram, para além da “violência doméstica”, o “alcoolismo”.
Os Workshops são dinâmicos e requerem a participação dos jovens, recorrendo a exemplos reais e a dinâmicas de grupo que permitem uma discussão séria sobre o tema e a tomada de consciência de que o Bullying é cada vez mais um problema social.
O vereador da Juventude da Câmara Municipal de Rio Maior, Nuno Malta, acompanhou alguns dos Workshops e considera a iniciativa como “extremamente importante na formação dos jovens, alertando-os de uma forma prática e real para estas problemáticas que, cada vez mais, afetam a nossa sociedade”. Nuno Malta considera que com a realização destas atividades os alunos “tomam consciência de que o Bullying é um problema real e concreto que os afeta diretamente e aos que os rodeiam”.
Para o vereador, estes Workshops realizados por técnicos do Serviço de Juventude, com o apoio dos docentes e das direções das referidas escolas, vão ao encontro da sua ideia de que as Autarquias têm cada vez mais um papel social, de formação de valores e de transformação de mentalidades junto da comunidade.
Até maio, o RM Jovem/Serviço de Juventude irá prosseguir com a realização dos Workshops sobre Bullying e Sexualidade | Vida Afetiva, com a participação de cerca de 1.750 alunos das quarto Escolas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário