domingo, 31 de março de 2013

Violência escolar ainda sem controle


Após uma chocante briga entre alunos, SDS admite que não há como vigiar escolas o tempo inteiro

Da Redação

Divulgação
BAIXAR IMAGEMAMPLIAR IMAGEMAmpliar imagem
Brutalidade // Imagens que foram postadas na internet mostram adolescente intimidando e agredindo colega por ciúmes de uma aluna
No dia seguinte à divulgação de imagens chocantes de uma briga entre dois estudantes em uma sala de aula da Escola Estadual Luiz Delgado, no Centro do Recife, a Secretaria de Defesa Social (SDS) admitiu que o programa Patrulha Escolar não tem condições de vigiar todas as unidades ao mesmo tempo e atua sobretudo no início e no fim dos turnos, considerados horários críticos. O órgão acrescentou que não vê necessidade de aumentar a vigilância sobre os alunos da escola, localizada na Rua do Hospício. Já a Secretaria de Educação do Estado (SEE) afirmou, por nota, que as unidades da rede utilizam a “política do diálogo” para resgatar a cidadania e a cultura de paz entre os alunos.

O vídeo da briga foi publicado na internet e repercutiu nas redes sociais. A filmagem, feita na última quarta-feira, mostra um adolescente dando socos no colega enquanto ambos são inflamados por outras pessoas. Cadeiras são jogadas ao ar em meio aos murros e pontapés. Uma mulher adulta testemunha a confusão e não faz nada. O conflito só termina quando a professora de outra turma entra na sala e controla a situação.

A briga teria sido provocada por ciúmes com relação a uma garota que estuda na mesma instituição. Os pais dos meninos foram convocados para uma reunião de urgência, e segundo a SEE, prometeram fazer um acompanhamento periódico do rendimento dos filhos, que continuam estudando na mesma sala. Nenhuma das partes registrou boletim de ocorrência.

Na nota oficial, a Secretaria de Educação também informou que promove projetos de sensibilização a respeito e que o combate à violência é discutido periodicamente. Segundo o órgão, uma parceria com a SDS, por meio da Patrulha Escolar, realiza palestras com pais e estudantes, paralelamente ao trabalho de policiais militares que atuam para prevenir e reprimir crimes dentro e no entorno das escolas, entre eles o tráfico de drogas.

A SDS acrescentou que 800 PMs fazem a segurança nas escolas do Grande Recife, mas o efetivo é insuficiente para manter a vigilância permanente sobre todas as unidades (a rede estadual tem mais de 400 escolas na RMR e a rede municipal do Recife possui 214). Segundo a SDS, a jornada do Patrulha Escolar é de seis horas por dia, mas o horário depende da demanda das unidades.
Fonte: InterJornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário