terça-feira, 19 de março de 2013

Nove entre dez vítimas de ciberbullying são atacadas no Facebook, indica estudo


Do UOL, em São Paulo
Cerca de nove entre dez vítimas de ciberbullying (intimidação virtual) são atacadas por meio de posts no Facebook, segundo um estudo britânico com 2.000 adolescentes divulgado pela ONG Know The Net. As vítimas mais frequentes são garotas de 18 anos e garotos de 19 anos.

O QUE É

Ciberbullying é a intimidação virtual realizada por meio de ações intencionalmente hostis e repetidas, cometidas por alguém de hierarquia superior, como um colega de escola mais popular.
O prefixo ciber deve-se ao fato de essas ações serem realizadas via telefone celular (mensagens de texto) ou internet (redes sociais).
O Twitter foi o meio utilizado para ciberbullying em aproximadamente um quinto dos casos. Em seguida, aparecem o BlackBerry Messenger (13%), a plataforma de perguntas e respostas Ask.fm (8%), a rede social Bebo (8%) e, por fim, o serviço de mensagens instantâneas Whatsapp (4%).
Ainda de acordo com o levantamento, cerca de metade dos entrevistados disse ter sido vítima também de perseguição fora do mundo online.
Apenas 37% dos adolescentes que sofreram ciberbullying denunciaram o abuso à rede social onde a perseguição ocorreu; menos de 17% deles contariam aos pais sobre a situação.
"As taxas de suicídio são particularmente altas nessa faixa demográfica, portanto é preocupante saber que os adolescentes estão escolhendo lidar com o abuso na internet por conta própria do que pedindo ajuda a pais ou professores", alerta Arthur Cassidy, psicólogo especializado em mídia.
Ampliar
3 / 1

3
Rolou uma ''zoação'' coletiva? Não participe
Se você não gosta que tirem sarro da sua cara, então não há motivo para entrar na ''roda online'' e irritar alguém só porque seus amigos estão fazendo isso. Você pode não ter começado a briga, mas dependendo da dimensão do caso, a vítima pode processá-lo judicialmente também, pedindo reparação por calúnia, injúria ou
difamaçãoReprodução
(Com informações do Daily Mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário