sábado, 2 de março de 2013

Professores serão capacitados para atuar no projeto de enfrentamento à violência nas escolas


Um dos objetivos do projeto é a melhoria das relações sócio-afetivas no ambiente escolar.

Na próxima quarta-feira (27), professores da rede estadual de ensino participarão da capacitação do Projeto “Tosco em Ação”, que busca minimizar os processos agressivos no ambiente escolar. O evento será na  videoteca do Palácio da Cultura, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Inicialmente, participam desta capacitação, 35 professores de seis escolas: Elza Breves, Fagundes Varela, Luiz Rittler de Lucena, Presidente Costa e Silva, Severino Cavalcante e Jaceguai Reis Cunha.

A intenção do projeto é subsidiar os docentes com mais uma ferramenta para a prevenção e enfrentamento da violência e também do uso de drogas, por meio de dinâmicas e discussões. O projeto é direcionado para os alunos do Ensino Fundamental Maior (6° ao 9° ano).

“A partir desta capacitação, os professores já poderão iniciar a implantação do projeto nas escolas. A idéia é que até o meio do ano as atividades já estejam acontecendo nas unidades escolares”, destacou Kátia Barbosa, técnica da Divisão de Desenvolvimento Psicossocial Escolar da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED).

A Divisão Psicossocial irá acompanhar o desenvolvimento do projeto nas escolas, com apoio, visistas técnicas e avaliações. A expectativa é diminuir os índices de violência e os conflitos socias nas instituições de ensino e também promover mudanças de comportamento, estimular a criação de novas expectativas de vida e ainda melhorar as relações sócio-afetivas no ambiente escolar.

O PROJETO
A principal ferramenta do Projeto é o livro “Tosco”, de autoria do filósofo, psicólogo e Mestre em Psicologia Social e da Saúde, Gilberto Mattje. O livro narra a história do personagem Tosco, um adolescente que vive experiências dolorosas ligadas à violência e uso de drogas.

Possui uma linguagem clara, simples, envolvente e própria para adolescentes, o que gera uma identificação dos jovens com o personagem, promovendo a chamada autopercepção, um mecanismo que possibilita a reflexão, mudança de atitude e desejo de superação, com atividades intermediadas pelo professor.

O professor receberá um material de apoio com orientações didáticas para auxiliar na compreensão dos processos de violência, as característicasdo adolescente e um elenco de sugestões de técnicas de ensino para aplicação em sala de aula, incluindo as mais variadas formas de expressão e o uso das redes sociais.

CAPACITAÇÃO
A programação da capacitação incluirá a abertura oficial do evento, pronuncioamento de autoridades e em seguida, uma dinâmica de socialização. Será exibido um vídeo institucional e depois haverá palestra com o tema “O que é o projeto Tosco”.      

Haverá ainda atividades de leitura em grupo do livro “Tosco”, dinâmica “Cuidado com a desmotivação”, exploração do “Manual Compreendendo Tosco”, elaboração da versão preliminar do plano de ação, apresentação do cronograma de atividades, sorteio de brindes e conclusão do evento com exibição e discussão do vídeo “Canção dos homens”. 

Fonte: Folha WEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário