domingo, 2 de setembro de 2012

Violência-SP 3: Aluno é esfaqueado em escola onde estudou José Serra

FolhaPress


Por Adriana Farias

SÃO PAULO, SP, 1 de setembro (Folhapress) - Um estudante de 13 anos foi esfaqueado durante uma briga dentro da Escola Estadual Antônio Firmino de Proença, na Mooca, zona leste de São Paulo, na última quinta-feira.

O aluno foi atingido no braço esquerdo na altura do ombro por outro colega, também de 13 anos, armado com uma faca, de acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública).

A briga aconteceu por volta das 9h em um corredor do prédio da escola, que ficou conhecida por ter sido frequentada pelo ex-governador José Serra nos anos de 1950.

A vítima foi socorrida por uma equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhada ao pronto-socorro Hospital Vergueiro, na zona sul de São Paulo. O aluno foi medicado e liberado no mesmo dia.

O suspeito fugiu pelos fundos da escola e não foi localizado. A mãe do estudante compareceu ao 8º DP (Brás/Belém), onde foi registrada a ocorrência de ato infracional e lesão corporal. A faca utilizada na briga não foi encontrada. O delegado titular do distrito policial pediu exames de corpo de delito ao IML (Instituto Médico Legal).

A Secretaria da Educação informou à reportagem que lamenta a agressão envolvendo os dois alunos e que o caso será encaminhado ao Conselho Tutelar e à Vara da Infância e da Juventude.

O conselho escolar também fará uma reunião para decidir quais as medidas de advertência serão adotadas em relação ao agressor. A secretaria não soube dizer se o aluno continua frequentando a escola. "Os pais dos estudantes serão chamados à unidade para uma reunião a fim de enfatizar a necessidade do respeito mútuo e da resolução pacífica de conflitos, além da importância da parceria entre família e escola para evitar ocorrências dessa natureza", informou a secretaria.

A escola conta com um professor-mediador que integra o Sistema de Proteção Escolar. O profissional trabalha com atividades pedagógicas e de mediação de potenciais conflitos no ambiente escolar, de acordo com a secretaria.

Ocorrências

No dia 14 de setembro de 2009, as aulas da Escola Estadual Antônio Firmino de Proença foram suspensas depois que dois alunos -um de 14 e outro de 16 anos- foram apreendidos por terem pulado o muro e se trancado no banheiro da escola por volta das 9h30.

Os alunos reagiram à apreensão dos colegas e começaram um tumulto, que acabou em depredação. A confusão resultou em 25 cadeiras e 27 mesas quebradas, além de dois cavaletes, dois bancos e quatro lixeiras destruídas.

De acordo com a Secretaria da Educação, os dois alunos estudavam na unidade, porém, nenhum deles no turno da manhã. "Os dois estavam proibidos de entrar na unidade fora de seus períodos escolares (um era do turno da tarde e outro estava matriculado à noite). Apesar da proibição expressa, comunicada às suas famílias, os dois estavam na escola pela manhã", afirmou a secretaria de Educação na época, por meio de nota.

Na ocasião, alunos relataram que os dois adolescentes teriam sido agredidos pela PM -o que a corporação e a Secretaria de Segurança negam. Eles foram levados ao 8º DP (Brás/Belém) e liberados após a chegada dos responsáveis legais.

Em entrevista à Folha de S.Paulo na época, o ex-governador José Serra, que frequentou a escola entre os anos de 1955 e 1959, disse que confusões como as registradas em 2009 "não eram comuns". "No meu tempo não tinha isso. Não me lembro de ter acontecido", afirmou Serra em 2009.


Fonte: Jornal A Cidade

Um comentário:

  1. estudo nessa escola e o conheço mas não sabia que ele era capaz de FAZER UMA BARBARIDADE.PÔS ESTAVA NA SALA AO LADO E EU VI ELES NO CORREDOR

    ResponderExcluir