sábado, 15 de setembro de 2012

Lideranças unidas no enfrentamento da violência


Samuel Nunes
Repórter


Lideranças comunitárias, religiosas e estudantis se reuniram na manhã de ontem, 14, na escola estadual Antônio Canela, localizada no bairro Chiquinho Guimarães, região sul da cidade, para discutir segundo eles, um tema primordial para as comunidades ao entorno deste educandário, que diz respeito à segurança na escola.

Samuel Nunes


Reunião objetivou chamar a atenção das lideranças quanto à necessidade de se enfrentar a violência escolar

Raquel Mendes, diretora da escola, ressaltou a importância da reunião realizada que segundo ela objetivou chamar a atenção das lideranças quanto à necessidade de se enfrentar a violência escolar.

- Esta reunião surgiu a partir de um projeto desenvolvido pela promotoria da vara da infância, que envolve 10 escolas do município. Serão implementadas ações em áreas de riscos. No caso especifico da escola Antônio Canela, já foram realizadas algumas ações como, por exemplo, reuniões com funcionários e os pais dos alunos.

De acordo com Raquel Mendes, um dos objetivos da direção da escola é a reforma da quadra poliesportiva, principalmente o muro ao entorno que está totalmente depredado. Segundo ela as escolas inseridas nesse projeto estão elaborando uma minuta, que será acrescida ao Regimento Escolar no que se refere à disciplina nas escolas.

- Todas as escolas estaduais de Montes Claros deverão ter um mesmo Regimento no tocante o código disciplinar nas escolas. Estaremos visitando todas as salas conscientizando os alunos no que diz respeito à importância de se preservar o bom ambiente escolar, frisa. 

Família
Raquel Mendes destaca alguns projetos desenvolvidos pela escola estadual Antônio Canela, cita como exemplo, um que tem como lema: Trabalho de conscientização, resgate e inserção social. De acordo com ela este importante projeto é parte de uma das metas e objetivos da direção da instituição de ensino.

- Juntamente com os demais membros da direção, idealizamos o dia da família, que tem como objetivo promover a interação e a integração entre a escola e as famílias que vivem no entorno da instituição e de outros bairros próximos. Esta data sempre acontece no mês de junho, nesta comemoração da família está inserido o dia dos pais, mães e avós. Embutimos tudo em uma data apenas. A comunidade escolar, neste contexto os alunos, os pais e a população em geral, tem nos apoiado nesta verdadeira e prática aula de cidadania. Esta é uma oportunidade que temos, de fortalecermos os laços com as famílias que têm filhos estudando no Antônio Canela.

Parcerias
Raquel Mendes destacou parcerias da escola estadual Antônio Canela com a associação dos diabéticos de Montes Claros que, por meio do projeto esporte gerando saúde e inclusão social, permitiu a reforma da quadra e do ginásio da escola. Lembra ainda de outra parceria, com o conservatório de música Lorenzo Fernandes, que tem levado à capacitação dos estudantes nas áreas de música e canto.

- Temos também parcerias com a polícia militar, mediante o Proerd- que é um Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens e ainda, o projeto menor aprendiz e a orquestra da escola que conta com mais de 70 instrumentos musicais e representou, de forma competente, a escola no desfile de 7 de setembro, enfatiza.

A diretora da escola estadual Antônio Canela, destaca ainda os três laboratórios de informática, dotados de modernos computadores, que têm proporcionado capacitação de adolescentes e jovens de vários bairros como o Chiquinho Guimarães, Jardim São Geraldo, São Geraldo, Mangues, Vargem Grande, Ciro dos Anjos e Maracanã. Raquel Mendes enaltece ainda outros dois importantes projetos presentes na escola, sendo o primeiro a escola em tempo integral, que tem alcançado mais de 200 crianças e outro com a Fasi- Faculdade de Saúde Ibituruna pertencente ao grupo Soebras- Sociedade Educativa do Brasil, que tem disponibilizado 10 psicólogos para atendimento e acompanhamento dos alunos. Ela explica que depois de entendimentos com a direção da instituição de ensino superior, a expectativa é ampliar o atendimento na área de psicologia também para os funcionários.

Fonte: O Norte Net de Montes Claros

Nenhum comentário:

Postar um comentário