segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Capacitação através de livro quer evitar violência nas escolas


Centenas de professores participaram nesta quarta-feira, (29), em Chapecó, do curso de formação sobre o Projeto Tosco. O evento está ocorrendo em todo o estado e são promovidos pela Secretaria Estadual da Educação, através dos Núcleos de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às violências na escola (Nepres). A coordenação da capacitação foi do grupo de ensino especial da gerência regional de educação da SDR Chapecó. Participaram professores, coordenadores pedagógicos, diretores e assessores de escolas estaduais das SDRs de Xanxerê, Quilombo, Palmitos e Chapecó. O principal objetivo é diminuir índices de violência escolar.

Todo o trabalho do dia é baseado no livro do psicólogo Gilberto Mattje. Ele narra a história de um adolescente que teve dificuldades no relacionamento familiar durante a infância. O jovem presenciou cenas de agressão em casa e acabou seguindo o caminho das drogas, do alcoolismo e praticando bullying. Com uma linguagem fácil, possibilita ao leitor identificar elementos presentes no cotidiano. Os participantes foram separados em grupos e cada um deles interpretou um capítulo da obra que será trabalhada nas salas de aula das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. Os principais pontos foram destacados através de paródias, peças teatrais e desenhos.

A partir das discussões e das análises feitas na capacitação os participantes voltarão para as escolas onde repassarão as informações aos demais professores e montarão um plano de ação. “Vamos trabalhar até o fim do ano com este plano para baixar as ocorrências de violência nas escolas. Queremos uma educação mais feliz”, disse a integradora de educação especial da SDR Chapecó, Cláudia Fantin.

Todas as escolas já receberam o kit com o livro “Tosco” destinado ao aluno, além do material de apoio para as práticas educativas. A gerente de educação da SDR Chapecó, Ana Vedana, destacou a importância do debate sobre a violência que o livro apresenta. “Temos que prevenir a violência na escola. Toda a contribuição é de grade valia para a comunidade escolar e para a sociedade”, disse a gerente. 
 
Fonte: Ascom SDR Chapecó

Nenhum comentário:

Postar um comentário