sábado, 13 de agosto de 2011

Fóruns debaterão a violência no ambiente escolar

Cuiabá / Várzea Grande
 
Da Redação
As Secretarias de Estado de Educação (Seduc-MT) e de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) realizam durante o mês de agosto quatro pré-fóruns em Cuiabá, que irão propiciar o conhecimento e sugestões para os problemas relacionados a violência no âmbito escolar.

A primeira reunião será nos dias 22 e 23 de agosto. Nela estarão reunidas as 17 unidades instaladas na Regional Sul. Na sequência serão feitas reuniões com as unidades pertencentes as regiões Norte, Leste e Oeste. Os eventos sempre acontecerão na sede da Escola de Governo, no bairro Jardim Paiaguás.

Participam dos debates as 74 escolas da rede estadual instaladas em Cuiabá, além de representantes de Conselhos Tutelares, sociedade civil organizada, assessores pedagógicos, representantes dos Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros), Polícia Comunitária e membro dos Conselho Comunitários de Segurança (Conseg).

Os pré-fóruns serão eventos preparatórios para o 1º Fórum Estadual para Paz nas Escolas, que será realizado nos dias 29 e 30 de setembro, em Cuiabá. Durante esse grande encontro serão formuladas políticas públicas sobre a questão.

“Nós precisamos entender o que é conflito? O que é violência? O que é crime? Nesse viés temos três pilares de atuação: violência nas escolas, violência da escola e a violência no entorno da escola. Vamos sistematizar estudos e soluções focadas nas situações de enfrentamento à violência nas escolas, com intuito de promoção de educação em direitos humanos e cultura de paz”, explica Allan Benitez, um dos gerentes da Coordenadoria de Projetos Educativos (CPE), da Seduc.

Segundo Benitez, concomitante as ações desenvolvidas na capital do Estado, os Cefapros, Assessorias Pedagógicas e Secretarias Municipais de Educação podem criar movimentos para discussão sobre o tema. Allan incentiva ainda a realização de fóruns municipais. “A ideia é que venham participar do grande Fórum munidos de um diagnóstico do município. Nossa expectativa é a de que 400 pessoas participem das discussões".

SERVIÇO
A Coordenadoria de Projetos Educativos disponibilizara duas vagas, em cada evento, para representantes do Cefapro, os (as) quais deverão realizar suas inscrições até dia 18/08, enviando e-mail para: albi.espindola@seduc.mt.gov.br ou marcelo.cruz@seduc.mt.gov.br. 

Fonte: O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário