quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Bienal do Livro-Rio divulga programação da 15ª edição

André Miranda

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro divulgou neste terça-feira a programação da 15ª edição do evento literário que acontece entre os dias 1 e 11 de setembro. Nesta edição os organizadores do evento decidiram homenagear o Brasil, após ter tido como foco a Itália, Estados Unidos e França nos outros anos.

"A ideia desse ano foi de como o Brasil será homenageado nos próximos três anos em eventos literário no Qatar, Frankurt (Alemanha) e a Polônia, o Rio passa um pouco no frente. Isso vai estar contemplado em diversas sessões, em diversos debates dentro de nossa programação cultural, que está muito rica, muita completa, tanto com artistas nacionais e estrangeiros", disse Sonia Jardim, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

Segundo ela, o Brasil, principalmente o Rio de Janeiro, passa por um ótimo momento para receber um grande evento como a Bienal.

Os espaços "Café Literário", "Mulher e Ponto", "Livro em Cena" e "Área de Livro" permanecem nesta edição trazendo grandes novidades. Contudo, a Bienal também implanta a área "Conexão Jovem" e "Encontros com Autores".

O evento literário do Rio terá 950 expositores e deve receber cerca de 640 mil pessoas. Com o lançamento de pelo menos mil títulos, a expectativa é que seja vendido cerca de 2,5 milhões de livros. A 15ª Bienal do Livro do Rio serão no Rio Centro, na Zona Oeste da cidade e estará aberta das 10h às 17h.

Confira alguns destaques dos espaços da Bienal


Café Literário

O curador da área que reúne autores e leitores, Ítalo Moriconi, afirmou que o Café Literário é uma instituição tanto da Bienal quanto do Rio de Janeiro. Na edição deste ano, o espaço terão duas novidades: Sarau Poético, com declamação de diversos poemas com a participação do historiador Eduardo Bueno; e o Debateboca, que trará uma variedade de formatos de debate sobre ideais novas.

Os destaques da área serão o escritor Ferreira Gullar, Luis Fernando Verissimo, Edney Silvestre, Ana Maria Machado e Ruy Castro.

Mulher e ponto

Com temas femininos, ou trabalhos para esse universo, o espaço sob curadoria da jornalista Sonia Biondo pode ter no primeiro dia do evento a presidente Dilma Rousseff. "É muito importante para gente saber quanto ligada ela é aos livros, o quanto isso inspira no seu trabalho", disse Sonia. A presidente deve participar da sessão Direto Ponto, onde será entrevista pela jornalista Mônica Waldvogel. Os assuntos abordados no espaço - como bullying, rede sociais, clube de livros, economia, literatura adolescente - segundo Sonia, poderia estar em qualquer lugar da bienal.

Livro em Cena

Sendo o Brasil homenageado na 15ª edição da Bienal, os curadores Digi Carneiro e Gabriel Vilella escolheram escritores clássicos brasileiros. Obras de Lima Barreto, Graça Aranha, Castro Alves, José Lins do Rego e Rubem Braga serão lidas por Thiago Lacerda, Julia Lemmertz, Ana Beatriz Nogueira, entre outros atores.

"As pessoas vão resdescobrir o livro de uma forma lúdica, dramática", disse Carneira, informando que no palco há uma grande imagem de Dom Quixote, "a bíblia da literatura".

Maré de livros

Na última edição, o curador João Alegria do espaço "Área de Livro" trouxe uma floresta que encantou o público infanto-juvenil. Neste ano, uma "maré de livros" dará um banho os milhares de visitantes.

"A ideia da maré começou com uma brincadeira no ano passado", disse João. Segundo ele, a ideia do espaço não é criar leitores, mas sim colocar as crianças e jovens dentro da narrativa e despertá-los a possibilidade de serem autores. O "Maré de Livros" terá três grandes áreas internas. Na última, o visitante vai escrever por emoction que será transcrito na grafia convencional.

Fonte: SRZD

Nenhum comentário:

Postar um comentário