domingo, 14 de agosto de 2011

Aluno de escola pública é vítima de bullying há mais de três anos

Casos de bullying, fenômeno que só ganhou mais atenção no ambiente escolar recentemente, estão cada vez mais frequentes. Mãe de adolescente de 17 anos denuncia o fato que vem ocorrendo com o filho, em escola estadual de Uberaba.

De acordo com a mãe Gláucia Araújo, o filho sofre assédio escolar (bullying) desde os 14 anos e até hoje a situação não foi resolvida.  “Tudo começou em uma escola do município, há três anos. Na época, o colega de classe do meu filho ficava lhe aborrecendo e, na oportunidade, cheguei a procurar a diretoria, mas nada foi feito”. Desta vez, a situação se repetiu, com apelidos pejorativos e brincadeiras inconvenientes e o filho de Gláucia tem enfrentado sérios problemas.
“Não vou deixar que as coisas aconteçam sem punição. Meu filho está passando por tratamento psicológico e, além disso, está perdendo a vontade de ir para escola. Estou com receio de que o rendimento escolar dele caia nos próximos meses”, comenta a mãe.

De acordo com Gláucia, ela já esteve na escola para expor a situação para a diretora, que prometeu ter uma conversa com o aluno que está causando o incômodo e com os seus pais. Entretanto, a mãe disse que vai até uma Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) para lavrar um boletim de ocorrência e futuramente procurar a justiça, pois o tipo de agressão é por racismo.
A Superintendente Regional de Ensino, Vânia Célia, explica que quando a criança ou o adolescente pratica o bullying, nem sempre tem a intenção de prejudicar o colega. Mas em resposta a esta situação, ela afirma que o Estado está disposto a ajudar nestes casos, através de atividades educacionais, quando professores alertam os alunos sobre o bullying. “Porém, a solução vem através de conversa entre os pais e o Conselho Tutelar”, afirma Vânia.  No entanto, a Superintendente alerta que caso a escola não resolva o problema, os pais podem procurar a ajuda da Superintendência Regional de Ensino.

Fonte: Jornal da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário