quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Sofrer bullying traumatiza tanto quanto abuso sexual, diz estudo


Entre os participantes da pesquisa que sofriam de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático, o bullying era uma constante maior que qualquer outra forma de trauma.
POR Helô D'Angelo EDITADO POR Denis Russo Burgierman



bullying stranger things
Publicidade
É melhor os pais da turminha de Stranger Things ficarem de olho no amadurecimento dos meninos: as consequências emocionais do bullying na escola são ainda piores do que se imaginava. 
Não é novidade que quem é vítima da provocação persistente, assim como Dustin, Mike, Will e Lucas na série, tem mais chances de desenvolver depressão, ansiedade e estresse pós-traumático. Mas agora um estudo mostra que bullying causa mais desses distúrbios do que agressões consideradas mais graves, como abuso sexual. E mais: essa tendência persegue a pessoa por muito tempo, pelo menos até a faculdade.
A pesquisa é da Universidade de Illinois, nos EUA, e reuniu os depoimentos de 480 alunos da graduação da faculdade, de diferentes cursos e semestres - metade homens, metade mulheres, de etnias e origens sociais diversos. 
Os pesquisadores perguntaram aos participantes sobre as experiências traumáticas que eles haviam sofrido desde o nascimento até os 17 anos - incluindo bullying, cyberbullying e crimes como violência doméstica e abuso sexual. "Bullying", no estudo, foi definido não só como uma brincadeira boba entre crianças, mas como um conjunto de ameaças violentas, pressão psicológica, violência física e exclusão social. Os estudantes também precisavam relatar se tinham, no presente, algum tipo de problema psicológico, como ansiedade, depressão ou estresse pós-traumático.
Nos resultados, uma surpresa: entre as pessoas que afirmavam ter algum desses problemas, grande parte tinha sido vítimas de bullying na infância. Dos que sofriam de depressão, por exemplo, 19% relataram terem passado por algum bullying, enquanto só 0,2% afirmaram ter sofrido violência doméstica e 0,8% violência sexual por adultos. No caso de quem tinha ansiedade, a proporção se manteve: 12% diziam ter sofrido provocações na infância, 0,2% passaram por violência doméstica e 0,5% por abuso sexual.
A conclusão foi que os participantes que tinham sofrido as provocações persistentes nos primeiros estágios da vida desenvolveram mais doenças mentais associadas a experiências traumáticas do que todos os outros, inclusive os que tinham passado apenas por traumas diferentes do bullying. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário