segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Casa de Cultura Digital divulga programação do mês de setembro

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
As inscrições são realizadas presencialmente na Casa de Cultura Digital.


Do G1 CE

A Casa da Cultura Digital divulgou nesta sexta-feira (2) a programação de cursos, oficinas e encontros para o mês setembro. Entre as atividades ofertadas estão cursos para criação de aplicativos para Android, treinamento gráfico, laboratório-oficina de criação e customiazção de efeitos sonoros, entre outros. Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e estão sob a coordenação de Eric Barbosa, curador da Casa da Cultura Digital.

Outra atividade realizada este mês no local é o Cineclube Fortaleza Digital, voltado para a difusão de filmes, documentários e curtas experimentais com temática que relata as contínuas transformações no universo da cibercultura. Logo após as sessões, acontecem rodas de conversa com professores e alunos sobre os temas propostos.

Em paralelo com as ações, segue a campanha Gambiarra Tecnológica Solidária, projeto de arrecadação de materiais eletroeletrônicos obsoletos para reciclagem. São aceitas doações de aparelhos como televisores, rádio relógios, telefones celulares, videogames, computadores e estabilizadores que estejam quebrados ou fora de uso. Eles serão desmontados e terão os componentes usados em cursos de criação de novos equipamentos.

A Casa de Cultura Digital fica localizada na Rua dos Pacajus, 56, na Praia de Iracema e funciona de terça a sábado, no horário de 14 ás 20 horas. O local é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), órgão de ciência e tecnologia da prefeitura, que tem como principais funções coordenar o conhecimento científico e o desenvolvimento de tecnologias para traduzi-los em soluções para os problemas urbanos e, sobretudo, em arranjos para a geração de riqueza, trabalho e ocupações que ajudem a melhorar o bem-estar da população.

Confira a programação:

Criação de APP’s para Android
Turma I
Datas: 06, 13, 20 e 27
Horário: 09:00h às 11:00h
Inscrições presenciais na Casa da Cultura Digital

Turma II
Datas: 06, 13, 20 e 27
Horário: 14:00h às 16:00h
Inscrições presenciais na Casa da Cultura Digital

Treinamento Gráfico (Illustrator / Photoshop)
Turma I
Datas: 06, 13, 20 e 27
Horário: 11:00h às 12:30h
Inscrições presenciais na Casa da Cultura Digital

Turma II
Datas: 06, 13, 20 e 27
Horário: 17:00h às 18:30h
Inscrições presenciais na Casa da Cultura Digital

Introdução a Arduino e Processing - Oficina de Formação
Data: 15
Horário: 14h às 18h
Inscrições presenciais na Casa da Cultura Digital

Laboratório-Oficina: Criação e Customização de Pedais e Efeitos Sonoros
Encontro I

Datas: 14
Horário: 09h às 12h

Encontro II – EncontroHandMaker // Residência Artística em Cultura Digital
Data: 21
Horário: 15:00h às 18:00h
Instrutor convidado: Wellington Cordeiro (Crato/CE). Fundador e desenvolvedor da empresa de áudio e efeitos BlackBoxVintage
Inscrições presenciais na Casa da Cultura Digital
A formação aborda conceitos tecnológicos e musicais na construção de efeitos sonoros customizados, com características particularidades e timbres próprios.

Oficina Cidades Inteligentes – robótica e programação
Encontro I
Datas: 08 e 15
Horário: 09:00h às 10:30h

Encontro II
Datas: 22 e 29
Horário: 14:00h às 15:30h

Encontros e eventos
Cineclube Fortaleza Digital
Data: 22
Horário: 16h
Inscrições presenciais na Casa da Cultura Digital
Voltado para a difusão de filmes, documentários e curtas experimentais com temática que relata as contínuas transformações no universo da cibercultura. Logo após as sessões, acontecem rodas de conversa com professores e alunos sobre os temas propostos.

Dia: 29
Horário: 16h
Bullying Virtual (Cyberbully, 2011)
Tendo como tema o bullying na escola, o diretor Charles Binamé utiliza o termo “Cyberbully” para mostrar como este conceito vem evoluindo na sociedade. O filme aponta algumas possíveis soluções para pais, professores e educadores.

Experimental Live Sessions apresenta Artesania Sonora – Feira HandMaker
Data: 17/09
Horário: 14h às 18h
O Experimental Live Sessions recebe o Artesania Sonora – Feira HandMaker, projeto coletivo de cultura handmaker. Irá promover encontros, apresentação de projetos eletrônicos, fusão de linguagens digitais e performances artísticas integrando som, imagem e mídias interativas.

Fuzzuê - Mostra Interativa de Música, Audiovisual e Novas Mídias
Data: 24
Horário: 14h às 18h
Parceria entre a Casa da Cultura Digital e o coletivo e site de cultura Barulho Visual.

OcupaçãoGamer convida UCEG (União Cearense de Games)
Data: 01/10
Horário: 14h às 18h
A Casa da Cultura Digital apresenta o projeto Ocupação Gamer, que visa realizar um diálogo permanente com associações, coletivos, grupos e instituições que desenvolvem projetos em cultura gamer na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário