domingo, 15 de abril de 2012

Professores lançam livro sobre violência na vida escolar

Acesse Piauí

Os professores José da Cruz Bispo de Miranda e  Antônio Francisco Lopes Dias Lopes, doutor e mestre em Sociologia, respectivamente, do curso de Pedagogia, do campus Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí, lançaram o livro “Educação, Violência e Formação Policial”.

A obra reúne uma coletânea de artigos científicos que traduzem os esforços acadêmicos produzidos na Uespi com auxílio do CNPq. “Os trabalhos são frutos de pesquisas realizadas pelos membros do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais (Nupecso), em suas linhas de pesquisa: “Educação, Violência e Polícia” e “Estado e cultura”, afirma o professor José da Cruz Bispo.

Na primeira parte, os autores, sob diversas perspectivas, lançam um olhar crítico acerca dos papéis e/ou significados políticos, culturais, históricos etc., que a escola e a educação desempenham na sociedade contemporânea.  A segunda parte reúne pesquisas desenvolvidas no eixo temático educação e violência escolar. Nestes artigos são debatidos os problemas sofridos pelas escolas da rede estadual e municipal no município de Teresina, relativos à problemática da violência escolar, bem como se discorre sobre que formação docente e quais saberes docentes devem ser mobilizados porque necessários no enfrentamento desse problema.

Na terceira e última parte, os textos tratam de questões como direitos elementares, componentes do ethos e das práticas policiais são discutidos na medida em que incidem diretamente nos processos formativos do profissional policial. Em comum, as três partes em que se divide esta obra colocam em destaque a necessidade da discussão da Educação como bem social universal, necessário à formação humana em geral. O livro conta com 194 páginas e oito artigos, tendo sido revisado pelo professor mestre em Letras/Português, Raimundo Isídio de Sousa, do Campus Clóvis Moura, da Uespi, na região Sudeste de Teresina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário