domingo, 15 de abril de 2012

Estudo aponta que 88% dos alunos presenciam violência escolar

Pesquisa foi feita no Tannel Abbud e relaciona agressões ao meio vivenciado pelos jovens

Heloise Hamada

 
Pesquisa foi feita durante seis meses com 96 alunos do ensino médio da Escola Tannel Abbud (Foto: Arquivo/TV Fronteira) 
 
Após seis meses de pesquisa, um estudo revelou o perfil de 96 alunos do ensino médio da Escola Estadual Tannel Abbud, em Presidente Prudente. Os resultados foram divulgados nessa quarta-feira (11) e apontaram que 88% já presenciaram violência.

Além disso, a violência vivenciada ou cometida pelos estudantes seria reflexo do meio em que vivem, e que se estende à instituição escolar.

 Apenas 2% dos entrevistados se dedicam exclusivamente aos estudos, sendo o maior percentual de 56% de alunos que também trabalham. “Eles precisam trabalhar e conseguem apenas serviços de baixa complexidade, ganham pouco e não investem em estudo. Isso é um ciclo que reproduz pessoas despreparadas para o mercado de trabalho”, destaca a professora que coordenou a pesquisa, Silvana Malaman Trevisan Batista Silvana.

Sobre a violência em geral, 17% afirmaram que foram ou são vítimas de violência, sendo 37% ocorridas em casa e 31% no ambiente escolar, com quase um empate entre a violência psicológica (38%) e a física (37%). A sexual ainda foi citada por 13%.

Amigos foram citados como os agressores em 25% dos casos, seguido por alunos, 19%. “A agressão física é maior e cruzando o dado com os agressores, vemos que são as chamadas brigas de bairro. Até porque eles entendem mais a violência como questão física”, comenta a professora.

Já sobre a violência na escola, 30% disseram que foram vítimas enquanto 29% afirmaram que já foram agressores. A agressão física foi predominante, em 41% das ocorrências, seguida pela psicológica (35%) e a moral (10%).

Dos 88% que presenciaram algum tipo de violência, 90% deles afirmaram ser de cunho físico. “Não é um percentual muito alto de agressores, mas o alto índice de alunos que presenciaram as agressões indica que existe sim a violência”, completa a docente.

Com 61%, o álcool vem em primeiro lugar como a droga mais consumida pelos alunos, seguida da maconha (22%), tabaco (11%) e o oxi (6%). Porém, 81% se consideram como não usuários, 11% como experimentadores  e apenas 1% se declara dependente ou ex-dependente.

“A violência e a droga são assuntos relacionados que eles trazem muitas vezes do ambiente onde vivem”, ressalta a pesquisadora.

O estudo foi feito por 44 universitários do último ano do curso de Serviço Social da Faculdade Toledo de Prudente. O objetivo, segundo a professora, era metodológico, para que os discentes pudessem vivenciar uma pesquisa.

Fonte: I Fronteira

Nenhum comentário:

Postar um comentário