terça-feira, 24 de abril de 2012

Lei tenta combater o bullying em MT

JÉSSICA BENITEZ
Da Reportagem
Conscientizar, prevenir e combater o bullying (termo usado para definir atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos). Esses são os principais objetivos da Lei que implicará às escolas públicas e privadas da educação básica de Mato Grosso a inclusão do assunto em seus projetos pedagógicos. A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso e sancionada pelo governador Silval Barbosa na última quinta-feira (19).

Conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil cerca de 30% do total de estudantes são ou já foram vítimas do problema. Para colocar a Lei em prática, as escolas devem capacitar o corpo docente e demais servidores.

Além disso, deve haver orientação entre os alunos envolvidos para que a vítima recupere sua auto-estima, desenvolvimento psicossocial, bem como convivência harmônica no ambiente escolar. As famílias também farão parte deste processo construtivo.

Atuante no colégio Liceu Cuiabano há 20 anos, sendo dois deles como diretor, Alceu Trentin afirma que sempre trabalhou o bullying dentro da disciplina de sociologia. Ele conta que a escola procura propagar uma convivência sadia entre os 1.599 alunos e acredita ter sucesso quanto a isso. “Para mim a palavra bullying deveria ser substituída por preconceito, pois é puramente isso. Acho que todas as iniciativas para combatê-lo são válidas”, avalia o diretor.

SEMANA PREVENTIVA – Entre as medidas preventivas está a ‘Semana de Combate e Prevenção ao Assédio Escolar’ em todo o Estado. O evento será realizado anualmente e deve ocorrer a cada primeira semana do mês de abril. Estarão inclusas nas atividades esclarecimentos e debates sobre o bullying escolar, além de divulgação e apoio às instituições e organizações sociais que participarem da Semana. O Poder Executivo está autorizado a fechar parcerias com todos os municípios mato-grossenses, entidades e instituições públicas e privadas para a realização do referido acontecimento.

Para que a questão seja difundida com excelência, materiais impressos e audiovisuais serão confeccionados tanto na rede estadual de ensino quanto nos demais espaços e instituições sociais. A sensibilização da sociedade é essencial para que as vítimas deste tipo de assédio se recuperem, por isso é necessário que todos busquem melhores soluções para o problema. 

Fonte: Diário de Cuiaba MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário