domingo, 15 de abril de 2012

Instituições de proteção participam de lançamento da cartilha do Paz nas Escolas

Da Redação

Profissionais da coordenadoria de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT), da Vara da Infância e Juventude, Ministério Público Estadual, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e dos Centros Especializado de Referência e Assistência Social (CREAS), além dos seis conselhos tutelares em atividade na Capital, estarão reunidos nesta quinta-feira (12.04), a partir das 8h30, na Escola de Governo, no bairro Paiaguás. O objetivo é consolidar as informações da cartilha de funcionamento da Rede de Proteção a Crianças e Jovens.

A cartilha é uma das ações do Programa Paz na Escola e reúne uma série de práticas para o fortalecimento das Políticas Públicas preventivas sobre situações de violência nas unidades escolares e no entorno das mesmas. O material também disponibilizará listagem telefônica dos integrantes da Rede de Proteção a Crianças e Jovens. A meta é construir um documento que possibilite o conhecimento das medidas que poderão ser adotadas nas mais distintas situações.

O livro apresentará exemplos, descreverá o problema e quais as medidas cabíveis sobre a questão. “Trabalhamos para compilação dos dados em um material pequeno, de fácil pesquisa, que seja usual, de fácil acesso”, diz Allan Benitez, coordenador do Programa Paz nas Escolas na Seduc. Ele frisa que a construção da cartilha foi realizada coletivamente entre representantes das escolas por meio dos fóruns municipais e estadual. Neles foram discutidos o tema Paz na Escola (em 2011).

Allan defende que para fortalecer o envolvimento dos estudantes e também proporcionar conhecimento sobre a rede descrita na cartilha será criado concursos culturais (para a capa da cartilha, um jingle de apresentação e também de uma peça teatral). A expectativa é de que até o dia 29 de junho a cartilha tenha sido distribuída. Na data está programada a realização de uma caminhada envolvendo estudantes do Vale do Rio Cuiabá) a cartilha tenha sido distribuída.

Além do livreto, o Programa Paz na Escola destinou dotação orçamentária, inicialmente, para adequações estruturais em 20 escolas da rede estadual. Essas unidades foram alvos de pesquisa no ano passado pela equipe da Coordenadoria de Projetos Educativos. Com os investimentos será possível que as unidades ampliem a segurança

Outra ação prevista pelo Programa é a realização de uma pesquisa nas 734 unidades escolares para levantamento de informações sobre a realidade local. Palestras interativas também integram as atividades. “Dessa vez nós estamos empregando o espaço da Sala do Educador e nos voltamos também aos alunos”, finaliza Allan. 

Fonte: O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário