segunda-feira, 30 de abril de 2012

EUA discutem trato a crianças autistas após caso de agressão verbal

Funcionários de uma escola que foram flagrados ofendendo uma criança autista em Cherry Hill, em Nova Jersey, noroeste dos Estados Unidos, desencadearam uma discussão sobre a preparação dos profissionais de educação para lidar com alunos que possuem disfunções. "Cale a boca", disse um deles. "Vá em frente e grite, porque, adivinha só?, você não vai ganhar nada enquanto não fechar a boca." Em outra ocasião, um funcionário chama Akian Chaifetz, 10 anos, de bastardo. As informações são do jornal USA Today

No entanto, o pai de Akian, Stuart Chaifetz, desconfiava dos maus tratos, e colocou um gravador no bolso do filho para flagrar as agressões verbais. Após publicar o áudio na internet na semana passada, milhões de pessoas descobriram o que se passava na escola primária Horace Mann. O fato fez educadores se questionarem sobre o significado da agressão. "O que ocorreu em classe não é desculpável e não devia ter acontecido", afirmou a diretoria da escola na sexta-feira. "Acreditamos que o incidente foi uma anormalidade." No entanto, outros especialistas discordam, e afirmam que programas especiais de educação em várias comunidades podem não ter o auxílio e a expertise necessários para lidar com crianças que possuem alguma disfunção.

Funcionários que abusam desses estudantes "não parecem ter as habilidades que precisam (...) e claramente não têm a supervisão necessária", afirmou Brenda Considine, porta-voz da Coalizão para a Reforma da Educação Especial de Nova Jersey. "É irônico que esse tema venha ganhando tanta atenção, porque nós acabamos de aprovar uma das mais severas leis anti-bullying nos Estados Unidos, destinadas a acabar com a prática entre as crianças", disse ela. "Aqui há uma clara evidência de que os funcionários das escolas estão envolvidos no bullying." O pai do garoto afirmou que, entre os 3,7 milhões de pessoas que responderam ao vídeo dele na internet estão pais "que estão na mesma situação que ele". 

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário