terça-feira, 17 de abril de 2012

Camapuã: Inicia programa educacional que trata sobre drogas e violência

do Idest, JWC com assessoria

Foto: Divulgação

Inicia em Camapuã o segundo ano do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), com o intuito de prevenir o uso de drogas, ações de vandalismo e formação de gangues entre jovens.

De acordo com a policial militar Divanir Ferreira as Silva, que irá ministrar as aulas este ano, o Proerd é muito significante para Camapuã, “Sabemos que Camapuã é um corredor de drogas e algumas de nossas crianças estão sendo feitas de formiguinhas para este tráfico e o Programa é a prevenção para isso, se bem aplicado, irá diminuir a massa carcerária”.

A presença do policial nas escolas para aplicação do Proerd aumenta a possibilidade de reduzir a violência, segundo plano de ação da secretaria de Educação do município.

O Proerd trata problemáticas como: violência, drogas, Bullying, além da transferir ao aluno, condutas éticas e cidadania, valorizando a vida e fortalecendo a paz, a construção de uma sociedade mais saudável e feliz. “Entre os aprendizados que serão transmitidos aos alunos haverá técnicas de como identificar o problema, analisá-lo, tomar uma decisão e por fim analisar se esta decisão foi positiva ou negativa. Este modelo de tomada de decisão irá ajudar o jovem a entender a necessidade de ser ele mesmo e com isso ganhar força para dizer não as drogas”, enfatizou Divanir.

Serão atendidos alunos do 5° ano, em 12 aulas com duração de 40 minutos cada uma, ministrada pela policial militar Divanir, onde devidamente fardada, na presença do professor da sala, apresentará lições da cartilha do programa que objetiva prevenir a violência e ouso indevido de drogas, os perigos que elas causam, combate ao bullying na escola, desenvolver atitudes de respeito, ética e cidadania, observar a existência das leis que regem o convívio social, reconhecer os direitos e deveres dos alunos e dos cidadãos e por fim mas não menos importante, praticar a cultura da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário