segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Família processa troll e pode levar mais de US$ 1 milhão por danos morais



“Não alimente os trolls” é um dos principais mandamentos da internet. Pessoas amargas e tentando acabar com a autoestima de outros usuários a todo o tempo, sobretudo em redes sociais e fóruns de portais. Muitas delas optam por apelidos para esconder a verdadeira identidade enquanto agridem.
Mas temos aqui uma boa história. Nos Estados Unidos, a família Moreno se revoltou contra um usuário que disseminava o ódio contra William Moreno, um homem com problemas psicológicos, e o processou. Após julgamentos na Justiça, o hater foi condenado a pagar indenização de U $ 1,4 milhão.

A história

O William Moreno fazia parte de um fórum na Internet, chamado Fairfax Underground, há cerca de seis anos. Ele interagia muito bem com os demais usuários, apesar de sofrer de uma forma branda de autismo e também depressão. No entanto, algumas de suas publicações foram consideradas um tanto esquisitas e de mau gosto. A partir daí, vários internautas começaram a fazer brincadeiras desagradáveis, o chamado cyberbullying.
Uma dessas pessoas foi Michael Josef Basl, citado na ação judicial. Moreno alegou que Basl estava por trás de uma invasão em sua casa que inundou o porão e também falsas acusações a respeito de abuso de crianças. Ele também foi acusado de mandar mensagens bizarras envolvendo a família Moreno dando a entender que William estaria disposto a cometer assassinatos. Uma das mensagens dizia o seguinte: “Me disponho a matar meus pais e minha irmã agora mesmo”.
As acusações eram tão graves e sistemáticas que até uma equipe da SWAT foi enviada para sua casa, em Virgínia, após uma suposta denuncia de que William tinha estuprado uma garota de 13 anos.

Exemplo

Para as autoridades, os advogados de William Moreno disseram que ele ficou tão abalado com a situação que tentou se matar cortando seus próprios pulsos. Basl negou praticamente todas as alegações contra ele e tem afirmado que vai pedir a um juiz para anular o veredito.
Sharon, William e Richard Moreno em foto para o Washington Post
A família Moreno não acredita que eles receberão, de fato, os US$ 1,4 milhão pedido, mas eles esperam que a decisão seja o suficiente para desencorajar outros valentões da internet.
Diversas plataformas da internet estão anunciando ferramentas para banir e tornar cada vez menos possível a proliferação dos incômodos trolls. O YouTube é um desses exemplos. A companhia de vídeos agora permite ao menos seis novas ferramentas na hora dos criadores de conteúdo terem controle sobre os comentários. O Instagram já havia anunciado tal possibilidade após ataques à cantora Taylor Swift.

Nenhum comentário:

Postar um comentário