quarta-feira, 7 de março de 2012

Pais querem garantir lugar em conselho de disciplina no Estatuto do Aluno

As confederações de pais vão hoje ao Ministério da Educação discutir alterações ao Estatuto do Aluno, com a CNIPE a propor um conselho de disciplina em que estejam representados os encarregados de educação.

"Se querem que os pais sejam responsabilizados em determinados assuntos também têm de ser ouvidos e deixar registada a sua posição para memória futura", disse à agência Lusa o vice-presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE), Joaquim Ribeiro.

A CNIPE defende que a autoridade do professor não pode ser contestada para travar "os abusos do bullying".

Sem quantificar, o dirigente da CNIPE afirmou que continua a receber muitos relatos de agressão entre alunos e que têm até aumentado.

"E prevemos que a procissão ainda vai no adro, atendendo às dificuldades do contexto atual, as grandes dificuldades que há, em termos financeiros, das famílias, o afastamento que os pais estão a ter da escola, por motivo da nova lei do trabalho, cada vez veem menos os filhos, isto tem de rebentar por algum lado e vai rebentar nas escolas", afirmou.

Em tudo o que disser respeito à disciplina na escola quer ver "bem explicados" os procedimentos para que "não haja abusos", tanto de uma parte, como de outra: "Da parte dos pais, uma certa responsabilidade, da parte dos diretores não terem tanta autoridade, que pode tornar-se prejudicial, em alguns casos".

O dirigente da CNIPE considera que os diretores têm hoje "demasiada autoridade".

Para a CNIPE, as escolas devem ter um reforço de autoridade, mas não concentrada apenas numa pessoa, que é "aquilo que acontece com o diretor", frisou.

Sugere por isso um conselho de disciplina, em que os pais sejam ouvidos para poderem também apresentar as suas alegações e defesas, porque "nem sempre o aluno é o culpado".

A Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) prefere ver se o Governo já tem uma proposta de diploma para apresentar antes de se pronunciar sobre o tema, mas em declarações à Lusa o presidente, Albino Almeida, indicou que defenderá a valorização da educação para a cidadania.

A CONFAP pretende também abordar a continuidade da política de agrupamento de escolas para saber como as associações de pais irão organizar-se no terreno.

A este respeito insistirá também que prevaleça a preocupação pedagógica sobre a de redução de custos com o ensino.

O Governo comprometeu-se a apresentar uma proposta de revisão do Estatuto do Aluno até à primavera, para entrar em vigor no próximo ano letivo. 

Fonte: RTP Notícias de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário