sexta-feira, 30 de março de 2012

Olá Pequenos, grandes leitores

Ana Dias

Preparados para mais uma crónica?! Espero que sim.

Para esta semana trago-vos um assunto de extrema importância, que cada vez mais tem crescido entre jovens, de todas as idades. Quero falar-vos de Bullying.

O termo “Bullying” compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais indivíduos contra outro(s), causando dor e angústia, e sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.

Portanto, os atos repetidos entre elementos da mesma comunidade (colegas) e o desequilibro de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima. Pode parecer uma simples brincadeira mas não deve ser visto dessa forma. A agressão moral, verbal e até corporal feita pelos alunos, provocando sofrimento na vítima, pode fazer com que esta entre em depressão.

Os agressores são indivíduos que têm pouca empatia. Frequentemente pertencem a famílias desestruturadas, nas quais não há relacionamentos afetivos entre os seus membros. Os pais exercem uma supervisão fraca sobre os seus filhos, toleram e oferecem modelos errados para solucionar conflitos ou comportamentos agressivos. Admite-se que os que praticam o “bullying“ têm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo mesmo tornar-se criminosos. Os autores do “bullying“ são os alunos que só praticam “bullying“, são os agressores.

Há bem pouco tempo, a comunicação social noticiou um caso de Bullying levado ao extremo, uma jovem foi agredida ao murro e ao pontapé em todo o corpo na cidade de Lisboa por colegas e um deles filmou a agressão com o telemóvel e colocou o vídeo a circular na rede social Facebook.

Esta é uma das muitas razões que levam a que seja proibido o uso de telemóveis nas escolas, a tecnologia evolui de dia para dia e os telemóveis são dos equipamentos que melhor testemunham isso, são cada vez mais sofisticados, permitem tirar fotografias, filmar assim como o acesso fácil à Internet permitindo divulgar tudo em segundos na rede. Os agressores não olham a meios para atingirem os seus fins, é isto que a comunidade escolar pretende evitar.

Infelizmente, hoje em dia, as vítimas de bullying mantêm muitas vezes o silêncio por isso é dever dos amigos e verdadeiros colegas, que testemunhem casos destes, ajudarem a solucionar o problema, pedindo ajuda a um adulto, pais, professores, auxiliares etc.

Ana Dias

Fonte: Diário Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário