sexta-feira, 8 de julho de 2016

Mãe lança livro infantil contra preconceito após filho sofrer bullying na escola



Seximo, preconceito e estereótipos são temas polêmicos, complexos e atuais da nossa realidade. No livro infantil O Pinguim Azul de Miguel, a escritora Rosana Martinelli, traz esses assuntos delicados para que crianças a partir de 5 anos possam entendê-los. A inspiração para escrever o livro surgiu depois que o filho da autora sofreu bullying na escola por ter os cabelos compridos e ser sistematicamente confundido com uma menina.


Foto: DINO

O livro ilustrado pela artista plástica pernambucana Mariana Belém mostra que é possível conviver com a diversidade sem conflitos. A cada virada de página um estereótipo é quebrado. O livro apresenta a história de um menino de 6 anos (Miguel) que tem cabelos compridos e dança balé. São dois temas que, por si só, geram polêmica. Afinal: meninos só podem ter cabelos curtos e jogar futebol?

As surpresas do livro não param ai. Miguel tem pai deficiente físico, porém atleta, uma mãe alta executiva, uma irmã obesa, que é modelo.

Se todos passassem a encarar esses estereótipos de maneira natural, sem rótulos, muitos dos conflitos que vemos diariamente nem existiriam.
E se todos esses temas fossem realmente abordados em sala de aula? "Se deixar que o diferente permeie o dia a dia, você aceita como parte da vida, sem fazer exclusões e sem estimular o preconceito", afirma a autora.

FILHO DE 9 ANOS VIROU "MILITANTE"
Teodoro, o filho de 9 anos, de Rosana Martinelli só queria ter os cabelos compridos. Mas era sistematicamente chamado de menina na escola. Seria mais fácil apenas cortar os cabelos. Mas o menino recusou. Quando as crianças perceberam que também era "normal" ter cabelos compridos, o bullying parou. A persistência do filho e a forma dele encarar e superar o episódio inspiraram Rosana a escrever um novo livro.

ROSANA MARTINELLI nasceu em Santo André, São Paulo. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e fez especialização em Cirurgia Geral pela Escola Paulista de Medicina. Mais tarde estudou Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com habilitação em Interpretação. Atuou em peças teatrais, trabalhou como figurinista, cenógrafa, aderecista e diretora de arte. Exerce as funções de editora e diretora de arte na Quatro Cantos desde 2011. Escreveu Seu pesadelo foi você quem inventou!, livro infantil que aborda o mecanismo de sonhos na teoria freudiana (Quatro Cantos, 2014).

Ficha técnica
O pinguim azul de Miguel
Autora - Rosana Martinelli
Ilustradora - Mariana Belém
Acabamento - Grampeado
Formato - 27 x 27 cm
Peso - 270 g
Páginas - 28
Preço - R$ 40,00
Literatura Infantojuvenil
ISBN 978-85-65850-28-5
Faixa etária - a partir de 5 anos

www.editoraquatrocantos.com.br
www.facebook.com/editoraquatrocantos
https://twitter.com/editora4cantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário