terça-feira, 19 de julho de 2016

Jovem escritora de São José vence depressão escrevendo livros

Ela também superou bullying na escola por meio da paixão pela escrita. 
Aos 21 anos, Kate é autora de seis livros, quatro deles publicados.


Do G1 Vale do Paraíba e Região (*)


Escritora de São José dos Campos vence depressão e tem seis livros (Foto: Kate Willians/Arquivo pessoal)Kate ao lado de um dos seus livros em um evento de divulgação (Foto: Kate Willians/Arquivo pessoal)
Para vencer o bullying e a depressão que sofreu na adolescência, uma jovem estudante de São José dos Campos, no interior de São Paulo, começou a dedicar seu tempo à escrita. Hoje, seis anos depois de superar esses traumas, Kate Willians, de 21 anos, escreveu seis livros e publicou quatro - o último, 'Hunter, caçador de monstros' foi lançado no último dia 8.
Segundo a escritora, a  paixão pela leitura existia desde a infância, mas foi só aos 15 anos que ela decidiu começar a escrever. O primeiro livro foi lançado para o público infanto-juvenil dois anos mais tarde e deu início à uma carreira para a estudante.
“Apesar de sempre ter gostado de ler, minha história com a escrita começou na adolescência, quando eu passei por um problema muito intenso de depressão devido a bullying que sofria na escola. Isso me fez ficar muito isolada até mesmo dos meus pais. A única forma que eu conseguia colocar esse sentimento ruim para fora foi por meio da escrita”, contou.Na época ela era alvo dos colegas por causa da timidez.
Após o lançamento do primeiro livro, o desejo de seguir escrevendo aumentou. Kate percebeu a possibilidade de ajudar outras pessoas por meio do incentivo à leitura e à escrita.
Escritora de São José dos Campos vence depressão e tem seis livros (Foto: Kate Willians/Arquivo pessoal)Escritora de São José participa do lançamento de
um dos livros (Foto: Kate Willians/Arquivo pessoal)
“A escrita foi a grande cura por trás da minha depressão. Quando eu terminei de escrever meu primeiro livro percebi que estava muito melhor e tinha finalmente descoberto minha voz, então a escrita foi a grande responsável por isso”, afirmou.
Kate contou que apesar dos livros que escreve terem um tom fantasioso, as publicações sempre têm um pouco da história de vida dela. 
"Seja em um personagem ou na característica dele. Futuramente minha intenção é escrever um livro contando os problemas da minha adolescência e tudo mais, inclusive tenho um projeto de escrever um livro contando em cada capitulo um problema que passei”, revelou.
Além dos livros, a jovema trabalha em uma escola para obter recursos para as despesas com viagens de divulgação dos livros e distribuição das edições publicadas. O objetivo da estudante, em um futuro próximo, é viver somente da carreira de escritora.
"Hoje minha rotina é muito corrida - trabalho das 7h as 17h em um colégio como auxiliar de eventos, a noite tiro 1h30 para realizar tarefas da faculdade, além é claro de tirar um tempo para escrever.  Com o tempo, o objetivo é viver só dos livros e conseguir ajudar o maior número de pessoas por meio dos livros a e tambem incentivar os jovens a correrem atrás dos sonhos, prepará-los para o mundo da literatura", finalizou.
(*) colaborou Leonardo Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário