quarta-feira, 23 de março de 2016

Família e escola unidas em nova edição do projeto Bem Conviver

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Para coibir a violência na escola em todas as suas vertentes - do bullying até violência contra a mulher, assaltos ou roubos, depredação do patrimônio público, homofobia, entre outros - a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) aposta numa ação integrada entre a escola e a família. A edição 2016 do projeto Bem Conviver foi lançada nesta terça-feira (22), no auditório da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa). O projeto passou por mudanças, para melhor atender as escolas.
Desde 2014 o órgão estadual desenvolve o projeto, sob responsabilidade da Coordenadoria de Ações Educativas Complementares (CAEC). A partir deste ano, segundo informou a coordenadora do Bem Conviver, Rosemary Nogueira, serão trabalhados dentro do projeto três eixos temáticos: Direitos Humanos, Educação Ambiental e Saúde.
A coordenadora explica que houve a necessidade de fazer alterações em função dos resultados obtidos nos fóruns realizados com os gestores. “Nós identificamos quais as situações mais evidentes de cada bairro. Vimos que essas temáticas estavam distribuídas nesses três eixos. No caso dos Direitos Humanos, por exemplo, trabalha a questões dos gêneros, o que resvala na questão do bullying, homofobia e violência sexual”, informa. A coordenadora diz que as famílias dos alunos, mais do que nunca, são peças importantes nesse processo.
Parcerias - Rosemary Nogueira ressaltou que a relação com os parceiros do projeto Bem Conviver foi fortalecida. Um deles é a Polícia Militar, através da Companhia Independente de Policiamento Escolar (Cipoe), que atua com policiais distribuídos em sete viaturas e três motocicletas que fazem rondas ostensivas nas escolas estaduais. O trabalho conta, ainda, com a parceria da Polícia Civil. Semanalmente, a Cipoe em conjunto com a CAEC, realiza reuniões sistemáticas com os gestores das Unidades Seduc na Escola (Uses), com o objetivo de repassar aos diretores das unidades educacionais as orientações de como agir em caso de assaltos ou outras situações que envolvam violência na escola.
O Bem Conviver integra os projetos desenvolvidos por órgãos, instituições, entidades e lideranças comunitárias no combate a violência dentro e fora da escola, com a parceria do Ministério Público Estadual e Federal, Fundação Pro Paz, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Fórum Paraense de Erradicação do Trabalho Infantil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Polícia Militar.
Rose Barbosa
Secretaria de Estado de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário