domingo, 20 de março de 2016

Com arte e palestras, projeto sobre prevenção mobiliza escolas da região de Jaú

Estudantes participaram de palestras sobre câncer de mama, gravidez na adolescência e higiene

Há dois anos, as escolas da rede estadual da região de Jaú fazem parte de um amplo projeto sobre prevenção. Por meio da iniciativa, são oferecidas palestras sobre temas como bullying, dengue, drogas, gravidez na adolescência, obesidade, hábitos de higiene e prevenção ao câncer de colo de útero, mama, vacinação de HPV e outros temas. Os próprios alunos, com orientação dos professores, desenvolvem os trabalhos e apresentam para as unidades, de acordo com cada ciclo.
O objetivo do ciclo de palestras, chamado "Arte na Prevenção", é desenvolver, ao longo dos anos, com os alunos e comunidade escolar, a conscientização sobre a importância dos temas apresentados. Além disso, a iniciativa pretende levar o protagonismo juvenil para dentro as escolas, dando autonomia para os alunos. Os assuntos são discutidos nas próprias unidades. 
Parceria
O sucesso do projeto garantiu uma parceria com o hospital Amaral de Carvalho, com o objetivo de oferecer treinamento aos professores sobre tratamento e prevenção do câncer de mama e de colo de útero e vacina de HPV.
Após a capacitação, os educadores desenvolveram o conteúdo para os alunos. Os gremistas também estudaram o tema e apresentaram para as escolas da região. “Essa dinâmica foi excelente, pois por meio dessas palestras as mães dos alunos e, até mesmo as alunas, foram até o hospital se informar sobre a vacina do HPV. Isso significa que nosso trabalho deu certo, esse é o papel da escola: conscientização”, relata a professora coordenadora de Ciências da região de Jaú, Adriana Aparecida Domingues Ferreira Alonso.
Isso aconteceu também com outras escolas das regiões de Dois Córregos e Bocaina. Os estudantes desenvolveram palestras sobre higiene, dengue, obesidade e bullying. “Nosso resultado foi muito satisfatório, e a nossa proposta é ampliar para todas as escolas e para mais segmentos”, finaliza a dirigente regional de ensino da região de Jaú, Carla Karam.
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário