quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Eventos no Centro Cultural da Juventude, em SP, discutem 'gordofobia'

Desfile de moda, roda de conversa e exposição celebram o Dia do Gordo, comemorado em 10 de setembro. Atividades têm o objetivo de combater o preconceito e o bullying

por Redação RBA
NEGAHAMBURGUER/REPRODUÇÃO
Dieta
Exposição 'Grito Contra a Gordofobia' reúne frases, fotos e desenhos, entre eles o grafite de Negahamburguer
Que diferença faz se uma pessoa pesa 50 quilos ou 100? Desde que se sinta bem e feliz com ela mesma, o peso não importa. Além do que, ele não deve ser, de forma alguma, referência quando o assunto é beleza. É isso o que pretende debater o evento especial Gordofobia, que começa amanhã (10), no Centro Cultural da Juventude (CCJ), na zona norte de São Paulo.
As atividades que celebram o Dia do Gordo, comemorado em 10 de setembro, começam às 16h no anfiteatro, com o desfile de moda CCJ Plus Size, organizado por Li Bombom, modelo, empreendedora e ativista para a valorização das mulheres. Na passarela, devem desfilar mulheres belas e gordas, que não se encaixam nos “padrões de beleza” amplamente divulgados pela mídia. Ao final, a passarela será aberta para quem quiser desfilar.
Na sequência, às 17h, o evento promove a roda de conversa 0% Gordofobia, que pretende tratar sobre assuntos recorrentes no cotidiano de gordinhos e gordinhas, tais como o preconceito mascarado de preocupação com a saúde, a padronização midiática do corpo perfeito, bullying, chacotas e todo o tipo de humilhações que as pessoas gordas sofrem. O debate também aborda aspectos de gênero e discute as diferenças entre ser gordo e gorda hoje em dia.
O bate-papo reúne Mayara Torres, ex-jovem monitora cultural do CCJ e militante feminista contra a gordofobia, Jéssica Ipólito, blogueira do Gorda e Sapatão, Li Bombom e a grafiteira Evelyn Queiróz Negahamburguer.
Já a exposição Grito Contra a Gordofobia fica em cartaz até dia 30. A mostra reúne frases, fotos e desenhos enviados para o CCJ e selecionados pelos jovens monitores culturais que lá trabalham.
Todas as atividades têm classificação livre e são abertas ao público.
Especial Gordofobia
Quando: 10 de setembro, a partir das 16h
Exposição: de 10 a 30 de setembro
De terça a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos e feriados, das 10h às 18h
Onde: Centro Cultural da Juventude
Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo (SP)
Mais informações: (11) 3984-2466
Quanto: grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário