quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Projeto Cidadania na Escola: bullying é o assunto mais focado pelos alunos

O projeto Defensoria Pública na Escola: Cidadania e Conscientização continua sendo executado nas escolas municipais de Ji-Paraná, por meio do Núcleo da Cidadania da Defensoria Pública-RO que funciona no Shopping Cidadão, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Estão sendo atendidas crianças do 1º ao 9º ano, assim como os alunos da 5ª à 8ª série do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

A defensora pública Lívia Cantadori Iglecias, que está à frente do projeto, disse que essa é a fase ideal para conscientizar as crianças sobre cidadania. A defensora afirmou que a escola é o lugar aonde as crianças vão com o objetivo de aprender, e isso inclui também seguir as regras que são impostas, a exemplo do que ocorre em casa.

Segundo ela, bullying e as consequências que tais atos podem acarretar são as principais dúvidas dos alunos das escolas que participaram do projeto até agora - escolas Celso Rocco e Almir Zandonadi. “A parte do bullying gera muita curiosidade e eles realmente questionam sobre isso”, observou Lívia Catadori Iglecias, que neste mês de setembro será substituída nessa ação pelo defensor público Leandro de Almeida Mainarde.

Além de abordar o bullying, as palestras ministradas pela defensora pública focam ainda os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes, a depredação escolar (material didático, móveis, banheiros, muros...), o que é a Defensoria Pública e o que essa instituição pode fazer em benefícios dos menos favorecidos economicamente.

“A direção, os professores e os alunos têm abraçado o projeto – isso para nós é gratificante”, declarou Lívia Cantadori. Para a defensora pública, a criança que aprende desde cedo a respeitar o amigo, o professor e o ambiente escolar quando adulto não terá problemas em aceitar um não como resposta, além de conviver em harmonia na sociedade.


Fonte: Assessoria - Jornal Rondônia Ao Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário