sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Kuddle: uma rede social didáctica para os mais pequenos

Por Inês Garcia
Fonte Publico PT

ASSISTA AO VÍDEO CLIQUE AQUI

Um grupo de noruegueses criou uma aplicação de partilha de fotos destinada a crianças mas com controlo parental. Chama-se Kuddle, quer prevenir o bullying e introduzir os mais pequenos no mundo das redes sociais de uma forma calma.

Nos dias que correm, jovens e adultos, desconhecidos e famosos, têm uma conta de Instagram – a aplicação de partilha de fotos e vídeos tornou-se uma das mais populares nos últimos anos e há de tudo um pouco, desde conteúdos adequados aos mais impróprios, principalmente para os mais novos.

A nova rede social Kuddle funciona da mesma maneira que o Instagram, mas tem um elevado nível de segurança e foi desenhada para ensinar a “etiqueta da Internet”, isto é, o modo correcto de navegar.

As crianças podem partilhar fotos, legendá-las, fazer desenhos e dar asas à imaginação. Mas não existem comentários nem são permitidos hashtags para não haver hipótese de ofensas (cyberbullying), não há localização geográfica e os ‘gostos’ nas fotos dos amigos são feitos de forma anónima para evitar competições e concursos de popularidade.
Sempre que se partilha uma fotografia, a aplicação faz ainda perguntas como “concordas que o bullying online é tão mau como na vida real?”. O objectivo é deixar as crianças a pensar sobre o comportamento adequado a ter em fóruns online. A aplicação tem até uma mascote: um urso chamado Kodi Kuddle, o primeiro amigo de quem se regista pela primeira vez na app.
É recomendada para crianças com menos de 13 anos mas para se conseguirem inscrever é obrigatório ceder o e-mail de alguém maior de 18, que ficará responsável por activar a conta e controlar tudo o que a criança quiser publicar. Este tutor conseguirá também adicionar ou eliminar amigos.
Na página de Facebook, os criadores têm respondido aos comentários de pais e outros curiosos acerca da aplicação e agradecem o interesse de todos. “A imprensa tem escrito sobre a nossa app sem esquecer o foco anti-bullying, isso é importante”, dizem.
A Kuddle está disponível para iOS e Android, gratuitamente, em nove línguas (português ainda não é uma delas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário