domingo, 28 de junho de 2015

Levar bebé para a aula para combater bullying? Portugal pode fazê-lo

Se vir um bebé numa sala de aula não se surpreenda. Está lá para combater a agressividade e o bullying.
Levar um bebé para a sala de aula pode ajudar a reduzir o bullying? Mary Gordon diz que sim. E que os resultados estão comprovados.


A canadiana que fundou a organização não-governamental Roots of Empathy esteve em Portugal a participar no Fórum Mundial de Inovação Social e contou ao Diário de Notícias em que consiste este projeto já aplicado em 10 países.
“Acredito que nascemos predispostos a ser empáticos e que é nas relações afetuosas que a empatia floresce ou esmorece. Pensei, por isso, que se conseguisse dar na sala de aula a oportunidade às crianças de a desenvolver quebraria ciclos”, explicou.
A estratégia passa por, ao longo do ano letivo, colocar os alunos entre os cinco e os 14 anos a observar os sentimentos de um bebé e a sua interação com as mães, algo que é complementado com exercícios. Assim, desenvolve-se a “literacia emocional” dos mais novos, permitindo-lhes perceber como é que os outros se sentem.
Tendo em conta a recetividade das pessoas com quem conversou, Mary Gordon acredita que o projeto possa ser adotado em Portugal em breve.
Fonte: Notícias ao minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário